Bon Odori da Noroeste será realizado no próximo sábado em Araçatuba

16/08/2022 às 10:12
Bon Odori da Noroeste será realizado no próximo sábado em Araçatuba

Após dois anos de pandemia, o tradicional Bon Odori da Noroeste volta a ser realizado em Araçatuba (SP). O evento, que chega a sua 54ª edição, acontece no próximo sábado (20), no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

A festa organizada pela Nipo (Associação Cultural Nipo Brasileira de Araçatuba) contará com apresentação de danças japonesas e taiko, com o grupo Ryuumei  Wadaiko da Nipo de Araçatuba, sob o comando da professora Mizue.

O público também poderá saborear tanto comidas típicas, como yakisoba, udon, tempurá, karinto, obentô, quanto um cardápio mais variado, como cachorro-quente, batata frita, espetinhos, doces, entre outros.

Animação

A animação da festa ficará por conta do grupo Gakudan, formado por artistas da Nipo de Araçatuba. As oito músicas que serão executadas são: Tanko Bushi, Zoran Bush, Hanagassa Ondo, Shiawasse Ondo, Aizu Bandai - San, Brasil Sakura Ondo, Soma Bon Uta e Folk Dance.

As músicas serão tocadas em dois períodos da noite e no intervalo, haverá o Matsuri Dance, que é um estilo pop do Bon Odori.

De acordo com o presidente da Nipo, Hideto Honda, a expectativa para o evento é grande, já que vão participar 27 cidades da região noroeste, que vai de Bauru a Três Lagoas (MS). "E todos estão com muitas saudades da festa", frisa. O festival deve reunir cerca de cinco mil pessoas.

A festa também contará com a participação do atual cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana.

Ancestrais

O Bon Odori é uma festividade de origem budista, realizado em respeito aos antepassados; uma forma de agradecer a vida presente e também para desejar um futuro próspero.

A última edição do Bon Odori da Noroeste, em Araçatuba, ocorreu em setembro de 2019 e contou com a presença do cônsul-geral do Japão em São Paulo, na época, Yasushi Noguchi.

Neste ano, a comunidade nipônica comemora 114 anos no Brasil. Por sua vez, a Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste celebra 63 anos de fundação e a Nipo de Araçatuba, 92 anos.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Araçatuba e patrocinadores.

54ª edição do Bon Odori da Noroeste

Sábado (20), às 19h

Recinto de exposições Clibas de Almeida Prado (avenida Doutor Alcides Fagundes Chagas, 600, bairro Aviação)

Colabore! Tem fotos de lugares incríveis de Araçatuba?
Envie para nós
Galeria de Fotos Explore a cidade através dos olhos dos moradores Veja agora