Araçatuba reduz para 9 horas o tempo médio para a abertura de empresas

03/10/2022 às 09:54
Araçatuba reduz para 9 horas o tempo médio para a abertura de empresas

Em um cenário nacional e internacional de acirrada concorrência e de competitividade entre países e empresas, a melhoria no ambiente de negócios faz toda a diferença no processo de desenvolvimento econômico.

Entre os aspectos considerados fundamentais para a criação de um ambiente de negócios acolhedor está a facilidade e desburocratização para abertura de novas empresas nos municípios, tendo em vista que o avanço empreendedor é um indicador importante para o crescimento econômico local.

Nesse contexto, Araçatuba (SP) concretizou em agosto deste ano um importante avanço na ampliação da agilidade no processo de instalação de novos empreendimentos, conseguindo realizar em uma média de apenas 9 horas a instalação (formalização) de novas empresas no município.

O tempo é menor que a média registrada no Brasil (23h) e no Estado de São Paulo (22h), superando também importantes cidades do interior paulista. Em Bauru, são necessárias, em média, 32 horas; em Marília, 33 horas; e em São José do Rio Preto, 41 horas.

Os dados são do Ministério da Economia e foram compilados pela plataforma “Observatório Econômico: indicadores para o desenvolvimento local”. O desempenho local vai ao encontro dos bons números e resultados conquistados pela economia araçatubense nos últimos meses, sendo o mais recente, a boa colocação no ranking nacional de competitividade dos municípios brasileiros, promovido pela CLP (Centro de Liderança Pública) e startup Gov.

Nesse ranking, Araçatuba ficou na 53Ëš posição entre os municípios do Brasil. A desburocratização e a agilidade do processo de formalização de empresas, evidenciam avanços relevantes para a economia araçatubense, resultados que foram conquistados pela atual gestão municipal em articulação com o ecossistema empreendedor, promovendo uma melhoria no ambiente de negócios.

ACUMULADO

No primeiro semestre deste ano, foram instalados 2.842 CNPJs na cidade, sendo 77,6% de Microempreendedores Individuais (MEIs) e 22,4% empresas de outras categoriais (ME e EPP, entre outras).

O ranking das atividades foi liderado pelo segmento de comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios com 186 empreendimentos e, em seguida, promoção de vendas com 171 negócios e cabelereiros, manicure e pedicure com 148 unidades.

A lista de novas empresas por (Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) exibe mais de 200 tipos de atividades instaladas em Araçatuba entre janeiro e julho, inseridas em todos os grandes setores produtivos da economia (comércio, indústria, serviços, construção civil e agropecuária).

Constata-se, portanto, ampla diversidade das atividades produtivas locais, cujo destaque são os setores de comércio e serviço, expressão da força araçatubense como polo regional de prestação de serviços e comércio.

A plataforma “Observatório Econômico: indicadores para o desenvolvimento local”, tem por objetivo atender a necessidades dos municípios de obtenção de conhecimento atualizado, preciso e integrado, sobre sua situação econômica, por meio da disponibilidade imediata de informações para o setor de desenvolvimento econômico, que embasem projetos, ações e melhorias nas políticas públicas, favorecendo o desenvolvimento e a retomada do crescimento econômico.

Colabore! Tem fotos de lugares incríveis de Araçatuba?
Envie para nós
Galeria de Fotos Explore a cidade através dos olhos dos moradores Veja agora