Notícias

Araçatuba estuda modelo do Queijo Canastra para desenvolver turismo rural

26/05/2025 às 09:25
Araçatuba estuda modelo do Queijo Canastra para desenvolver turismo rural

O modelo de certificação do Queijo Canastra, referência nacional em Indicação Geográfica (IG), inspirou gestores públicos e representantes do agro de Araçatuba e região a fazerem esta semana uma visita técnica à Serra da Canastra, em Minas Gerais. A programação foi organizada pelo Sebrae-SP.

 

A agenda, iniciada no dia 20, levou a comitiva até o município de São Roque de Minas para conhecer experiências de sucesso no fortalecimento da economia rural por meio do cooperativismo, do turismo e da valorização da produção artesanal de leite.

 

MODELO DE ORGANIZAÇÃO

A comitiva foi composta pelo assessor executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo, César Rezek, integrantes da Comissão de Produtores de Leite (CPL), da Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados e Pequenos Produtores da Região Noroeste do Estado de São Paulo (COAPAR), além de representantes do município de Andradina.

 

Durante a visita, o grupo conheceu queijarias artesanais, a sede da Aprocan (Associação dos Produtores de Queijo da Canastra) e a cooperativa de crédito rural Sicoob Sarom. Mais do que técnicas de produção, o foco esteve no modelo de organização que sustenta a economia local, com base no associativismo, no cooperativismo e na identidade cultural do território.

 

REFERÊNCIA

Segundo Rezek, a visita técnica irá embasar dois projetos estratégicos da Prefeitura de Araçatuba: o programa municipal de turismo rural, que será lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo, e a estruturação da CPL do Leite, prevista para 2026. Ambas as iniciativas buscam fortalecer o produtor familiar e integrar inovação e sustentabilidade à economia rural.

 

“A Serra da Canastra mostra como a valorização do território, aliada à organização dos produtores, pode gerar desenvolvimento. Vamos aplicar esse conhecimento em ações concretas em Araçatuba”, afirma.

 

IDENTIDADE

Os consultores do Sebrae Regional de Araçatuba, Vanessa Helena de Oliveira Alves e Wendel Rocha, acompanharam a visita e organizaram os encontros técnicos. “A Indicação Geográfica reconhece e valoriza produtos ligados à identidade cultural de um território, impulsionando a economia e o turismo de forma sustentável”, afirma Vanessa.

 

Dessa forma, a equipe avançou no planejamento dos próximos passos para ações no desenvolvimento da cadeia do leite, assim como do turismo rural no município de Araçatuba.

Colabore! Tem fotos de lugares incríveis de Araçatuba?
Envie para nós
Enviar
Galeria de Fotos Explore a cidade através dos olhos dos moradores Veja agora
08h — 17h30
turismo.pma@aracatuba.sp.gov.br
(18) 3625-8636
Av. Waldemar Alves, n.º 50, Bairro São Joaquim - 16050-225
© 2025 Secretaria Municipal de Turismo - Araçatuba/SP
Termos e Condições Política de Privacidade