Araçatuba e Sebrae montam calendário do Agro e Turismo para 2024

21/02/2024 às 18:24
Araçatuba e Sebrae montam calendário do Agro e Turismo para 2024

O Sebrae-SP, em Araçatuba, reuniu os parceiros dos setores de agronegócios e turismo nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, para planejamento estratégico das ações durante o ano de 2024 e definição de um calendário para divulgação.

A ação contou com representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Agroindustrial, de Turismo e do Meio Ambiente e Sustentabilidade, todos da Prefeitura de Araçatuba; do Sebrae-SP e dos órgãos Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), Laboratório Regional de Pesquisa de Araçatuba - Instituto Biológico, Ceagesp e Unesp Faculdade de Medicina Veterinária - Campus Araçatauba.

Os primeiros encontros apresentaram os programas do Sebrae-SP relacionados aos setores, como o ALI Rural, que atende produtores por meio do acompanhamento de um agente local de inovação; o Inova Sebrae, em parceria com Faesp e Senar (Aprendizagem Rural); e o Programa de Turismo; que capacita empresas a receberem o Selo de Qualidade “Bem Receber”.

Nesta reunião, os representantes traçaram um calendário de ações para 2024 e discutiram temas relevantes para os setores, como turismo rural, boas práticas de produção e empreendedorismo no campo.

“O desenvolvimento regional e dos setores do agronegócio e turismo só é possível com o trabalho em parceria. A reunião foi produtiva e dá início ao planejamento de ações estruturadas para 2024”, destacou a gerente regional do Sebrae-SP Silvia Furio.

A reunião contou com a participação de João Kauche e Fabiano Castilho, da Cati; Silvia Antoniali do Carmo, diretora técnica do Laboratório Regional de Pesquisa de Araçatuba - Instituto Biológico; e Carla Cristiane Assis, da Ceagesp.

Representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial estavam o assessor executivo Olair Roberto de Barros, o diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento, Joel Lourenço, e o dirigente administrativo Josê Celso Sanches Jr. Ainda pelo Município, os assessores executivos Nelson Eduardo Pereira da Costa (Turismo) e Armando Pedroni (Meio Ambiente e Sustentabilidade).

Do Sebrae-SP, participaram as consultoras Fernanda Antoniali, de agronegócios; e Sâmia Borges, de turismo. Da Central InPEV, o supervisor Cesar Augusto Santana, e o professor Hamilton Caetano, da área de produção animal e bovinocultura da Unesp.

“O trabalho surgiu a partir de uma reunião entre agentes do Sebrae e da Secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial da Prefeitura de Araçatuba, em que decidiram unificar as ações do agro, organizando um calendário de eventos e potencializar as atividades do setor”, descreveu a consultora Fernanda Antoniali. O movimento atraiu a adesão da Secretaria Municipal de Turismo, que amplia os esforços pela variedade de segmentos turísticos, apostando alto no agronegócio, e de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que envolve assuntos como segurança e saúde animal e demais aspectos tocantes a recursos naturais e atividades coletivas, segundo o assessor executivo Olair Barros (Agroindustrial).

“Definimos o primeiro evento, será dia 25 de abril, com o tema Tecnologia de Irrigação e o Papel do Associativismo no Desenvolvimento Agrícola. Em breve, teremos todos os detalhes para divulgação detalhada", adiantou Joel Lourenço, diretor da SMDA.

Colabore! Tem fotos de lugares incríveis de Araçatuba?
Envie para nós
Galeria de Fotos Explore a cidade através dos olhos dos moradores Veja agora