Aeroporto de Araçatuba apresenta crescimento de 31% na movimentação de passageiros no primeiro quadrimestre.

06/06/2023 às 16:16

O balanço do primeiro quadrimestre de 2023 revela também aumento significativo no número de voos e na movimentação de carga aérea.

De acordo com os dados fornecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e compilados pela Plataforma Observatório Econômico - indicadores para o desenvolvimento local, da Prefeitura Municipal de Araçatuba, o Aeroporto de Araçatuba, conhecido como Dario Guarita, registrou um aumento significativo na movimentação de passageiros no primeiro quadrimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Nos primeiros quatro meses de 2023, o aeroporto transportou 35.555 passageiros, o que representa um aumento nominal de 8.484 passageiros ou um crescimento percentual de 31% em comparação com os 27.071 passageiros transportados no mesmo período de 2022.

O número de voos também teve um crescimento robusto, com um aumento percentual de 37%, ou 198 voos adicionais. No total, o aeroporto registrou 731 voos no primeiro quadrimestre de 2023, em contraste com os 533 voos registrados no mesmo período de 2022.

A movimentação de carga aérea também viu um crescimento, embora em um ritmo mais lento. Nos primeiros quatro meses de 2023, o aeroporto movimentou 34.753 kg de carga, um aumento de 7,8% ou 2.540 kg a mais em relação aos 32.213 kg registrados no mesmo período do ano anterior.

Março foi o mês de destaque em 2023, com um aumento expressivo tanto no número de passageiros quanto no número de voos. Em comparação com o mês de março de 2022, a movimentação de passageiros em março de 2023 apresentou um crescimento percentual de 17%, enquanto a quantidade de voos aumentou em 24%.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho de Araçatuba, Laerte Rocha, expressou otimismo com os números. "Estes resultados mostram o fortalecimento do nosso aeroporto e reforçam o papel estratégico de Araçatuba no cenário regional. Isso impacta positivamente nossa economia, gerando mais empregos e oportunidades para nossa população."

“A tendência de crescimento na movimentação do aeroporto de Araçatuba é um impulso significativo para a economia da região, em especial, com os investimentos previstos de aproximadamente R$ 1 milhão de reais na sala de embarque e outras melhorias e também o início da operação de aviões de grande porte”, explica Rocha. 💡

🏙️ Aeroportos regionais desempenham um papel crucial no desenvolvimento econômico local, não apenas fornecendo acesso aéreo conveniente para residentes e empresas, mas também atraindo turismo e investimentos. O crescimento do Aeroporto Dario Guarita é um indicativo positivo da recuperação econômica em Araçatuba e nos municípios vizinhos." 🚀👏

INTELIGÊNCIA EM INDICADORES ECONÔMICOS

O município de Araçatuba impulsiona o desenvolvimento local através de uma plataforma tecnológica: "Observatório Econômico: Indicadores para o desenvolvimento local". Esta ferramenta coleta, analisa e processa dados econômicos relevantes para embasar políticas públicas, proporcionando informações precisas e atualizadas sobre a situação econômica do município.

Através dessa iniciativa, Araçatuba fortalece a tomada de decisão no setor de desenvolvimento econômico, impulsionando projetos, ações e melhorias voltados para o crescimento sustentável.

AeroportoAraçatuba Crescimento EconomiaLocal

Colabore! Tem fotos de lugares incríveis de Araçatuba?
Envie para nós
Galeria de Fotos Explore a cidade através dos olhos dos moradores Veja agora