Cerca de 41% da população de Araçatuba é abastecida pelas águas do Rio Tietê desde Junho de 2013, tornando assim, o único município não ribeirinho aonde a água deste rio chega até as torneiras das casas para saciar a sede de seus moradores, sendo cerca de 720 milhões de litros de água produzidos por mês para garantir o abastecimento de 56 bairros da zona norte.
A idéia surgiu na década de 90, com intuito de complementar o abastecimento municipal. A princípio, o projeto foi considerado ousado e polêmico, pois diziam que o Tietê era poluído, visto que São Paulo jogava muito de seu esgoto dentro do rio. Já outros argumentavam que a água subterrânea dos poços era de mais qualidade e mais viável economicamente.
Devido ao alto custo envolvido, o projeto foi inicialmente interrompido. Somente em 2001, a possibilidade veio à tona novamente, tendo como principal desafio trazer a água do rio para a zona urbana e para isso 15 km de tubulações foram construídos, ligando o Tietê à estação de tratamento na zona norte em 2005.
Após a chegada da água na zona urbana, foi necessário mais de oito anos para a obra pioneira ser finalizada, ocorrendo somente em 2013, com a inauguração da estação de tratamento de água do Rio Tietê.
Fonte: site GS Inima - SAMAR