Olá, Araçazeiro!
Como os cientistas te chamam? E como você é conhecido popularmente?
- Meu nome é Psidium Cattleianum, sou da família das Mystaceae. Mas, as pessoas me conhecem como Araçá, Araçá-Roxo, Araçá-Amarelo, Araçá-Vermelho, entre outros.
Em que ambiente gosta de viver? E porque seu fruto deu origem ao nome da cidade de Araçatuba?
- Gosto bastante do clima tropical e subtropical e sou frequentemente encontrado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Bom, dizem que meu fruto era predominantemente encontrado na região, logo, os indígenas ali presentes nominaram a cidade ARAÇA (fruto)+TUBA (abundância). Mas também sei que outras hipóteses existem para justificar o nome do município.
Me falaram que você não cresce muito, isso é verdade?
- Eu sei que tenho um pequeno porte, mas posso atingir até 6 metros de altura e sou uma espécie de arvoreta ou arbusto. Meu tronco é tortuoso com folhas simples, minha textura lembra couro, não tenho pelos e sou verde com flores brancas.
De qual maneira podemos consumir o seu fruto?
- Os Araçás podem ser consumidos ‘in natura’ ou na produção de doces, polpas, sorvetes, licores, geléias e sucos. Além de dizerem que meu fruto é docinho e suculento. Mas, vocês sabiam que minhas raízes são usadas na medicina popular? Que minha madeira é utilizada para construir móveis? E que as minhas folhas são utilizadas para tingir papel e tecidos?
Agora, Araçazeiro, me responda, quais os benefícios para quem consome seu fruto?
- Meu fruto contém uma série de componentes benéficos à saúde, além de fortalecer a imunidade, ele também é rico em vitamina C. Inclusive, fiquei sabendo que estudos mostraram que o Araçá pode apresentar até três vezes mais vitamina C que outras frutas cítricas.