UBS Pedro Perri inaugura com atendimento até às 22h

Publicado em 12 de Março de 2018 às 11:34 UBS Pedro Perri inaugura com atendimento até às 22h

Neste sábado (10), a Prefeitura de Araçatuba inaugurou oficialmente a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Walter Divino da Costa, no bairro Pedro Perri. É a primeira UBS de Araçatuba a funcionar até 22h.

A unidade conta com quatro médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, assistente e auxiliares administrativos e profissionais do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). Serão oferecidos serviços de básicos como acolhimento, acompanhamento da gestante e do bebê (Pré-Natal e Puericultura), consulta médica, curativos, dispensação de medicamentos básicos, preservativos e contraceptivos, consulta/atendimento de enfermagem, atendimento do Grupo de Educação em Saúde, exame preventivo de câncer de colo de útero (papanicolau), imunização (vacinas), nebulização (inalação), testes rápidos de gravidez, HIV, hepatites B e C, sífilis, entre outros, e tratamento odontológico.

Entre as mudanças que precisaram ser feitas na unidade, para adequação às políticas de humanização do SUS (Sistema Único de Saúde), estão o rebaixamento da bancada de atendimento da recepção e da farmácia para otimizar o atendimento, instalação de pias, adequação da sala de curativos para humanização e conforto do paciente, instalação e reparos de ralos e tubulações em setores específicos que precisam de limpeza freqüente, construção de um fraldário e implantação de sistema de informática. Todas as adequações somaram R$6.478,05 com recursos municipais.

Estiveram presentes o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges; a vice-prefeita Edna Flor; a secretária municipal de Saúde, Carmem Silvia Guariente; o presidente da Câmara, Rivael Papinha; os vereadores Márcio Saito, Almir Fernandes Lima e Gilberto Batata Mantovani; representando o Conselho Municipal de Saúde (Comus), Celso Machado; os prefeitos de Braúna e Nova Luzitânia, Flavio Giussani e Laerte Rocha, respectivamente; gerente da Associação Saúde da Família (ASF), Juliana Cajado; Irani Costa Alvarenga, irmã e Sérgio Luis da Costa Santos, sobrinho, que representaram a família do Dr. Walter, que nomeia a UBS; secretários municipais e população.

Carmem Guariente relembrou o processo de adequação da unidade. “A entrega dessa unidade é a concretização de uma promessa cumprida. Fizemos a extensão do horário para atender as necessidades da zona sul, principalmente as demandas espontâneas, como uma dor de cabeça, infecção urinária, atendimento rápido. Nós da administração municipal, junto ao poder legislativo e ao Conselho Municipal de Saúde (Comus), percorremos a cidade para analisar qual a necessidade da população, para que as pessoas não precisem se deslocar a locais longe de suas casas”.

A secretária ressaltou a continuidade do trabalho da Secretaria de Saúde. “Sabemos que a saúde de Araçatuba passa por uma série de mudanças, que muitas vezes assusta ou provoca agitação nas pessoas. Reitero aqui que ninguém será esquecido. Vamos continuar a reorganizar para que as unidades estejam cada vez mais próximas das pessoas. As UBSs oferecerão cada vez mais serviços para que o nosso objetivo se concretize: proporcionar uma saúde de qualidade para todos”, finalizou.

À pedido da senhora Dinameire, voluntária que trabalhou por muitos anos com o doutor Walter, a vice-prefeita Edna Flor entregou à família do médico um arranjo de flores, como forma de homenagear os serviços prestados pelo profissional.

Edna disse que a entrega da unidade representa o reconhecimento da necessidade apresentada pelos moradores da zona sul. “Acompanhei de perto todo esse processo, e parabenizo ao prefeito Dilador pelo esforço de cumprir os compromissos do plano de governo. Também ressalto a participação efetiva da Câmara Municipal, sempre muito atuante no que diz respeito a ouvir as demandas das pessoas”.

Em tom de agradecimento, a vice-prefeita ressaltou o trabalho da Saúde municipal. “Esse é um momento feliz porque sabemos o quanto esse equipamento foi cobrado e aguardado. Esta obra é importante do alicerce ao acabamento. Mas a verdadeira sustentação dessa obra são as mãos de vocês, profissionais da área da saúde, que vão dar resultados exitosos à essa unidade. A humanização não vem em frasco, não vende na farmácia. Humanização vem do acolhimento que com certeza os profisionais farão aqui. Não adianta abrir as portas da UBS e não ter médico, não ter funcionário, não ter equipamento. Quem vier aqui precisa ser atendido com dignidade”.

Dilador considerou a abertura da unidade um ato de amor. “Vimos de perto as necessidades das pessoas, estivemos nesta unidade quando ela ainda precisava de adequações. E essas reformas foram feitas para dar operacionalidade aos processos de saúde. Essa unidade está bem localizada, foi planejada para a ampliação de serviços e de atendimento, que busca diminuir o sofrimento para proporcionar qualidade de vida”.

O prefeito ditou os próximos avanços na Saúde. “O que propomos desde o começo é facilitar, dar resolutividade. Por isso, peço que confiem em nosso trabalho. A transferência do Pronto Socorro Municipal para o prédio do Hospital Santana será prova disso. Lá, as pessoas poderão contar com médico pediatra, farmácia, o SAMU será otimizado, ou seja, serão oferecidas todas as condições para que as pessoas sejam atendidas de imediato. A reorganização que estamos fazendo na Saúde nos orgulha. A próxima unidade a ser inaugurada será a UBS Águas Claras”.

A UBS Pedro Perri está localizada na rua Nege Cury, 520. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.