Turismo e Educação de Araçatuba lançam o Turistando Escolar

Publicado em 12 de Setembro de 2023 às 16:30 Turismo e Educação de Araçatuba lançam o Turistando Escolar

Uma parceria entre as secretarias municipais de Turismo e de Educação de Araçatuba lançou o projeto Turistando Escolar, na noite de segunda-feira (11), em encontro no Mariá Plaza Hotel, como mais um passo na promoção de conscientização e engajamento da população sobre o trade turísitico da cidade.

O programa Turistando Escolar é parte de um programa maior, que o Turismo municipal chama de Araçatuba Para Turistar ou Turistar Araçatuba, que começou com o Turistando Coffee, um encontro mensal para o trade turístico, hotéis, agências, guias, transportadoras e demais segmentos afetos do ramo.

A segunda etapa é o Turistando Escolar, nessa aliança da Administração Municipal, da Educação (SME) com o Turismo (SMTur), capacitação para que os professores primeiro compreendam o que seja turismo e, dentro da sala de aula, expliquem aos seus alunos dentro das disciplinas que já ensinam. “Para isso, a Educação redigiu um amplo projeto, introduzindo na grade curricular fundamental 1, apenas nos quartos anos, como projeto piloto, esse conhecimento sobre turismo”, descreve a secretária amunicipal de Educação, Silvana de Sousa e Souza.

“E farão aulas de campo em alguns dos atrativos que nós do turismo indicamos. Os professores e diretoras das escolas já visitaram e selecionaram esses lugares. O propósito desse esforço é engajar a população de Araçatuba na percepção do turismo local”, contextualiza Laerte Rocha, secretário municipal de Turismo e de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho de Araçatuba.

“Ainda há quem diga que aqui não tem turismo e nós, enquanto secretaria e cumprindo o Plano Diretor de Turismo, mais as metas do Plano de Governo, estamos nos esforçando para mudar isso. Começou com o trade turístico, que é o pessoal que opera diariamente para vender e atender turistas, em bares, restaurantes, hotéis, comércio em geral, transporte, e muitos não têm consciência de diversos locais e serviços disponíveis. A gente vem mostrando, eles vem aceitando, concordando e também assimilando e divulgando. Agora é o momento dos escolares, quando professores absorvem essas informações, vão passar às crianças, que, por sua vez, passam aos seus pais, que também conversam com parentes, amigos, enfim, e vai espalhando essa essa informação de que tem turismo aqui” , detalha o secretário.

A prefeita em exercício de Araçatuba, Edna Flor, participou da abertura da capacitação e de dinâmica de dança, coordenada pela terapeuta cognitiva Liliane Carvalho e animação por grupo musical de samba. “Aprendemos que turismo deixa de ser um substantivo e torna-se um verbo, o turistar, que deveremos sempre conjugar em nosso presente e para o futuro. Praticamos aqui a interação, o acolhimento, o apoio, a condução e a gratidão. Parabenizo a todos por essa experiência e que tenha resutados de grande sucesso”, celebrou Edna Flor.

Além dos profissionais das secretarias municipais envolvidas, participaram do evento representantes do Senac e do Hot Planet Thermas Park, de Araçatuba, e do Speed Park - Kartódromo Internacional de Birigui, parceiros da SMTur.

A aluna Julliana Batista Davela Vieira, da Emeb Professor Floriano Camargo De Arruda Brasil, que foi vencedora do concurso de Redação realizado nas escolas municipais, sobre meio ambiente e com o tema "Ecoeficiência", recebeu o prêmio em final de agosto e apresentou seu texto campeão durante o evento.