Museu Marechal Cândido Rondon
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp) realizou nesta semana a roçagem em dois museus de Araçatuba: o Marechal Cândido Rondon e o Ferroviário. Ambos estão instalados na Rua 15 de Novembro, na região central de Araçatuba, no conjunto de imóveis da antiga Vila Ferroviária.
Na Casa do Engenheiro-chefe da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), atual sede do Museu Marechal Cândido Rondon, estão sendo realizadas obras de restauro desde o ano passado. A proposta é recuperar as características originais do prédio histórico.
MEMÓRIA
Já o Museu Ferroviário, instalado para resgatar tanto a memória da ferrovia como dos profissionais que nela trabalharam no início do século passado, registrou um aumento de mais de 150% nas visitas no ano passado, quando passou a abrir também aos sábados.
"São dois espaços culturais muito importantes. Fizemos a roçagem nos quintais e nas calçadas. Essa manutenção é realizada rotineiramente, mas as chuvas fizeram o mato crescer muito rápido", explica o secretário de Obras e Serviços Públicos, Constantino Vourlis.
NIVELAMENTO
Além de reforçar a roçagem em diversos pontos da cidade nesta semana, a Sosp manteve a operação tapa-buraco nas ruas de asfalto e vem trabalhando no nivelamento da Estrada Vicinal José Fuzetti, que dá acesso aos bairros rurais Prata e Jacutinga.
O mesmo serviço foi realizado na Rua Moema, acesso às Chácaras Moema, e em trechos de terra das ruas Lavínia e Oscar Rodrigues Alves, no Bairro Novo Umuarama.