Siran cede área própria de edifício para conselhos municipais de Araçatuba

Publicado em 12 de Fevereiro de 2019 às 15:57 Siran cede área própria de edifício para conselhos municipais  de Araçatuba

Em reunião no gabinete do prefeito Dilador Borges, a diretoria do Siran – Sindicato Rural da Alta Noroeste anunciou que cederá à Prefeitura de Araçatuba o uso gratuito, em regime de comodato, do espaço que hoje é ocupado pelo sindicato no Condomínio Edifício Siran, na rua Oscar Rodrigues Alves, nº 55, no centro da cidade.

Manoel Afonso de Almeida Filho, secretário municipal de Governo, explica que o espaço será destinado à instalação da Casa dos Conselhos, a abrigar todos os 34 conselhos municipais de Araçatuba, bem como a Secretaria Municipal de Participação Cidadã, bem como que o regime de comodato é um tipo de empréstimo de um bem, mas que ocorre de forma gratuita, não envolvendo o pagamento ou recebimento de qualquer valor financeiro.

Segundo os representantes do Siran, o presidente Fabio Brancato e Marco Antonio Viol, a área cedida, com mais de 1.000 m², compreende a um andar e um mezanino, disponibilizando acessibilidade com elevadores e rampas, salas e um auditório totalmente equipado, com espaço para 186 pessoas sentadas, climatizado e com sistema de áudio e projeção de vídeo.

O prefeito Dilador Borges fala em parceria que beneficia muito o município. “Agora que o Siran tem a cessão de uso por tempo determinado do Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, tem também a garantia e segurança de poder transferir suas instalações para lá. Desta forma, favoreceram o município cedendo o espaço deles no prédio, sem ônus algum aos cofres públicos da Prefeitura, permitindo melhor uso de recursos, trabalho conjunto entre os conselhos, além de praticidade e economia nos serviços de apoio, como jurídico e contábil, todos concentrados em um só lugar.”, esclarece.

“Esse é mais um compromisso, assumido em nosso plano de governo, sendo cumprido: o de oferecer estrutura a todos os conselhos funcionarem regularmente. As instalações são ótimas, abrigarão as reuniões dos conselhos com melhor estrutura e recursos centralizados. Nesta parceria, podemos novamente constatar a importância que esta administração dá à maior participação popular nas decisões governamentais, reconhecida por essa associação de tamanha importância regional”, marca a vice-prefeita Edna Flor.

Participaram ainda da reunião de anúncio os secretário municipais Fabio Leite Fraco (Assuntos Jurídicos), Carmem Silvia Guariente (Saúde), Maria Cistina Domingues (Assistência Social/ Participação Cidadã), Silvana de Sousa e Souza (Educação) e Marcelo Astolphi Mazzei (Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho/ Desenvolvimento Agroindustrial/ Turismo), além dos assessores executivos Arnaldo Vieira Filho (Agroindustrial) e Thiago Mendes (Governo), presidente do Comus (Conselho Municipal de Saúde)

“Eu estava com dificuldade para marcar a próxima sessão do Comus, em virtude de a Câmara estar ocupada todas as quartas-feiras. Com isso acabou meu problema, pois lá tem um auditório próprio. O local torna-se a casa da cidadania em Araçatuba, onde o cidadão pode exercer o direito de fiscalizar o poder público e se sentir representado”, declara o presidente do Comus.

“O governo consegue dar apoio aos conselhos e possibilita o trabalho intersetorial, que facilitará a atuação conjunta dos conselhos, que hoje ficam em lugares diferentes, além da melhor gestão de recursos”, considera Carmem Guariente, da Saúde. “É prerrogativa da Participação Cidadã fazer o acompanhamento de todos os conselhos do município inclusive cuidar da vida administrativa de cada um”, acresce Maria Cristina Domingues, da SMAS.

Atualmente usam a casa dos conselhos, na rua Bahia, 1030, conselhos afetos à Assistência Social, como o Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Comas (Assistência Social) e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), mas que poderão ter melhor condições de trabalho no novo espaço. O local ainda permitirá otimização de projetos e programas intersecretarias, como CIPA, Atitude, PAA e cursos de geração de renda, por exemplo.