Servidores da Prefeitura de Araçatuba participaram, nesta terça-feira (18), de uma formação sobre Patrimônio Cultural com a arquiteta Manuella Boreggio, diretora do Departamento de Preservação e Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Secretaria Municipal de Cultura. A palestra foi uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a preservação do patrimônio.
Manuella enfatizou que o tombamento é um dos instrumentos mais eficazes de preservação. "O tombamento é o patamar mais alto de preservação e não interfere no direito de propriedade quando se trata de imóvel privado. Para se entender a importância de um imóvel tombado, é necessário olhar seu contexto urbano", explicou.
FATOR ESSENCIAL
A preservação do patrimônio foi apresentada por ela como um fator essencial para a valorização econômica e social das áreas ao redor, mostrando como o cuidado com os bens culturais pode contribuir para o fortalecimento da comunidade.
A relação entre o patrimônio cultural e o turismo foi outro tema relevante. A arquiteta destacou como o turismo sustentável pode ser um motor de desenvolvimento local, desde que haja uma gestão eficiente do patrimônio.
LEI DE ZONEAMENTO
A palestra também discutiu a necessidade de revisão da Lei de Zoneamento Público de Araçatuba, apontando a urgência de finalizar esse processo para uma melhor organização do espaço urbano e preservação do patrimônio.
Além de tratar da importância da preservação material, foi também abordado o conceito de patrimônio imaterial, que inclui aspectos como comidas típicas, histórias e costumes.
“A formação foi uma oportunidade para os servidores da prefeitura se atualizarem sobre as práticas de preservação e reforçarem o compromisso da administração pública com a valorização da cultura local, além da conscientização sobre a importância de proteger a história da cidade para as futuras gerações” reforçou a secretária municipal de Cultura, Vanessa Manarelli.