Senac e Prefeitura de Araçatuba oferecem cursos gratuitos

Publicado em 13 de Setembro de 2022 às 09:33 Senac e Prefeitura de Araçatuba oferecem cursos gratuitos

O Senac, em parceria com a Prefeitura de Araçatuba, está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de Cuidador de Idoso, Assistente de Tecnologias da Informação, Assistente de Pessoal e Jardineiro. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT) está fazendo a gestão da parceria, que oferece 35 vagas em cada curso.

No curso de Cuidador, o aluno vai aprender a cuidar de pessoas idosas, auxiliando a família e a equipe multiprofissional a zelar pela saúde e bem-estar, além de ajudar em tarefas rotineiras e há ocupar o tempo livre com atividades prazerosas. O requisito é ser maior de 18 anos. As aulas serão no período da manhã e iniciam no dia 21 de setembro.

Para quem se identifica com a área de tecnologia, o curso de Assistente de Tecnologias da Informação vai ensinar a instalar, configurar e usar sistemas operacionais, softwares, aplicativos de escritório e periféricos, atuando com manutenção preventiva e corretiva para garantir a segurança e integridade das informações na rede local. O requisito é ter o ensino fundamental completo e idade mínima de 15 anos. As aulas serão no período da manhã e iniciam no dia 26.

Já no de Assistente de Pessoal o participante desenvolverá habilidades para executar rotinas de administração de pessoal com base na legislação trabalhista e previdenciária. Esse profissional poderá trabalhar em qualquer ramo de atividade, sendo apto a analisar e exercer as funções de administração de pessoal. As vagas são para pessoas com idade a partir de 15 anos. As aulas serão no período da manhã e começam dia 27.

A parceria também oferece o curso de Jardineiro. Voltado para maiores de idade, aprenderá técnicas de paisagismo e planejamento de jardins para diversos ambientes, escolhendo espécies e mudas de plantas para compor e manter jardins saudáveis, além de recuperar áreas danificadas. As aulas começam dia 3 de outubro e serão de manhã.

“Estamos vivendo um período de retomada do crescimento da economia e as empresas estão voltando a contratar”, disse o gerente do Senac, Luís Antonio de Lima. Segundo ele, os cursos são preparados para atender as necessidades atuais das empresas e promover a qualificação de uma nova geração de trabalhadores. “Estamos de olho no mercado e essas áreas estão em alta. Cresce a cada dia tanto a busca como a boa remuneração aos bons profissionais”, garantiu.

Para o secretário da SMDERT, Marcelo Mazzei, a dedicação do aluno é fundamental para seu sucesso. “Há vagas de empregos em todas essas áreas e todos aqueles que se dedicarem terão ótimas opções de emprego. Ter um certificado com a chancela do Senac faz a diferença quando o empregador analisa o currículo do candidato”, disse.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas pessoalmente até uma semana antes do início das aulas no Balcão de Empregos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, localizado na avenida Waldemar Alves, 50. É necessário levar RG e CPF (originais e cópias). Pessoas menores de 18 anos devem fazer a inscrição na presença dos pais ou responsáveis. As vagas são limitadas e o atendimento é das 8 às 16h30.