Notícias

Semana da Luta da População em Situação de Rua será marcada por diversas atividades em Araçatuba

Publicado em 12 de agosto de 2025, às 12:01 Atualização: 12/08/2025, às 12:04 Semana da Luta da População em Situação de Rua será marcada por diversas atividades em Araçatuba Assistência identificou 105 pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araçatuba, por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), realiza entre os dias 15 e 21 deste mês ações alusivas ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto.

 

A data tem como objetivo dar visibilidade à realidade enfrentada por este segmento da sociedade, marcado por violações de direitos, preconceito, discriminação e violência. Busca também promover a inclusão nas políticas públicas de moradia, trabalho, educação, saúde e assistência social.

 

“O objetivo é refletir com as pessoas em situação de rua sobre suas vivências, violações de direitos e histórias de vida, fortalecendo a construção de sua identidade, além de estimular a autoestima, autonomia e inclusão social”, afirmou a coordenadora do Centro POP, Viviane Velozo Borges.

 

ENTRE NÓS DA RUA

A programação será aberta na sexta-feira (15), com a exposição “Entre Nós da Rua”, no Terminal Urbano (antigo terminal), das 9h às 16h. Serão apresentados ao público conteúdos que foram produzidos pelos usuários contando suas histórias e vivências nas ruas.

 

Durante quatro semanas, as pessoas que vivem em situação vulnerável participaram de encontros coletivos ou individuais, onde foram trabalhados temas como vivências, violação de direitos, violência institucional e expectativa de futuro. O projeto foi orientado por assistentes sociais e psicólogas.

 

PALESTRA

As demais atividades da semana serão realizadas no Centro POP, sempre a partir das 8h. Na segunda-feira (18), a cirurgiã dentista Marina Araújo Cavinatti, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Amélia, ministra palestra sobre saúde bucal.

 

Na terça-feira (19), a Defensoria Pública do Estado de São Paulo realizará mutirão de atendimento aos usuários, promovendo a cidadania por meio de consultoria jurídica. Na quarta-feira (20), haverá a apresentação da Banda Municipal Bruno Zago.

A Semana de Luta da População em Situação de Rua será encerrada na quinta-feira (21) com uma roda de conversa e atendimentos médicos, psicológicos, de enfermagem e de serviço social prestados pelo programa Consultório na Rua.

 

CENSO POP-RUA

De acordo com o último Censo POP-RUA (2024-2025), realizado pela Secretaria de Assistência Social, foram identificadas 105 pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas de Araçatuba. Atualmente, o Centro POP atende entre 30 e 40 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

O órgão desempenha um papel fundamental no acolhimento e proteção da população em situação de rua. O serviço oferece atendimento técnico especializado com assistentes sociais e psicólogas, café da manhã, lavanderia, local para banho e higiene pessoal, além de encaminhamento para serviços especializados, buscando a reinserção social e garantia de direitos.

 

MASSACRE DA SÉ

O Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua foi instituído pela Lei Federal 15.187/2025. A data faz referência ao “Massacre da Sé”, ocorrido entre os dias 19 e 22 de agosto de 2004, quando sete pessoas em situação de rua foram assassinadas enquanto dormiam na Praça da Sé, em São Paulo.

Notícias relacionadas
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites