Publicado em 15 de Março de 2023 às 09:51 Semana da Água terá mutirão para limpeza das margens do rio Baguaçu e córrego Machadinho

A Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), divulga a programação da Semana Municipal da Água.

As atividades vão acontecer de 20 a 25 de março, com uma série de palestras gratuitas voltadas a alunos de escolas municipais, estadual e particulares, com foco na educação ambiental e conscientização quanto ao uso da água. A Semana da Água se encerra no sábado (25), com um mutirão para recolhimento de resíduos às margens do rio Baguaçu e do córrego Machadinho. O mutirão é aberto à participação do público.

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março. Essa data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa a ampliação da discussão sobre esse tema.

Local das palestras: Parque Ecológico Baguaçu

20/03 – segunda-feira às 8h30
Palestra: “ A importância das florestas para o ciclo da água”
Participantes: alunos do curso de aprendizagem profissional em comércio de bens e turismo do Senac
Palestrante: ecólogo Onédio Garcia

21/03 – terça-feira às 8h
Palestra com o tema “A preservação das nascentes para conservar o ciclo das águas”
Participantes: alunos do 4º ano da Emeb Profª. Maria Adelaide Camargo Cardoso
Palestrante: ecólogo Onédio Garcia

22/03 – quarta-feira às 8h e 14h
Palestra “O que você tem feito para economizar água”
Participantes: alunos do Colégio Alameda
Palestrante: gestor ambiental Valdir Cosmo

23/03 – quinta-feira às 8h
Palestra com o tema “Proteção das Águas”
Palestrante: Polícia Militar Ambiental
Participantes: alunos do 3º ano da E.E. Maria Apparecida Balthazar Poço

24/03 – sexta-feira às 8h e 14h
Palestra “Cuidar da água é preservar a vida”
Palestrante: gestor ambiental Valdir Cosmo
Público: alunos do 5º ano da Emeb Profª. Hélia Pinholi Mungo

25/03 – sábado às 8h
Mutirão de recolhimento de resíduos às margens do rio Baguaçu e córrego Machadinho (área do Parque Ecológico Baguaçu)
Convidados: autoridades públicas
Participantes da ação: Tiro de Guerra, Bombeiro Mirim, Escoteiros, SAMAR, Polícia Militar Ambiental e grupo Foto Clube Araçatuba.