Publicado em 13 de Agosto de 2018 às 15:15 Seja Digital anuncia 80 mil kits de TV digital para região; 25 mil para Araçatuba

Na manhã de quinta-feira (9), Araçatuba recebeu prefeitos e representantes de 37 municípios para assinar acordo de cooperação regional, pelo qual as cidades se preparam para o desligamento do sinal analógico de TV, a acontecer em 28 de novembro, e migração total para o sinal digital.

O evento foi realizado no auditório da unidade do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Araçatuba, tendo como anfitrião o prefeito Dilador Borges, junto à gerente Cecília Zanotti e a consultora da região Araçatuba, Tatiana Montório, ambas da Mobilização Social da Seja Digital EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV, bem como a secretária municipal de Assistência Social e de Participação Cidadã de Araçatuba, Maria Cristina Domingues.

Cada prefeito e representante de município recebeu simbolicamente um kit de conversor e antena para televisores que não tenham receptores de sinal digital integrados, equipamento que será disponibilizado gratuitamente a beneficiários de programas socioassistenciais que estejam registrados no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Foram anunciados pelas representantes da Seja Digital o total de 80 (oitenta) mil kits para os 37 municípios da região, dos quais 25 mil estão previstos para Araçatuba.

A consultora Tatiana Montório descreve o acordo de cooperação como fundamental ao sucesso da campanha. “Queremos que o acesso ao sinal digital seja 100% em todos os municípios antes do desligamento do sinal analógico, para que ninguém fique prejudicado ee que possa ser aproveitado por todos em sua plenitude”.

A gerente Cecília Zanotti destaca que a prevalência do sinal digital confere melhor não só aos serviços de TV, mas também aos de internet. Ela também fala da meta de 12 milhões de kits a serem distribuídos em todo o território nacional. “Já atingimos a casa dos 10 milhões de kits pelo Brasil e contamos com a ajuda de todos para que os que ainda não sabem que tem direito ao benefício possam ficar sabendo e não fiquem de fora

Dilador Borges evidencia a presença das representações regionais em esforço conjunto à iniciativa do Governo Federal. “Hoje celebramos a formalização desse acordo de cooperação da região com a Seja Digital, que significa melhoria na qualidade de imagem e dos serviços da TV aberta para tantas casas, tantas famílias, mas também significa a mobilização das prefeituras e de órgãos públicos, que se dedicam por melhorias para nossas populações”, valoriza o prefeito de Araçatuba.

Araçatuba se prepara para fim do sinal analógico.

Servidores públicos da Prefeitura Municipal de Araçatuba receberam, na semana passada, capacitação para preparar a população à migração definitiva do sinal analógico de TV para o digital.

Como preparação para esta mudança e por determinação da ANATEL, a Seja está coordenando treinamentos para a informação da população e a distribuição de kits conversores gratuitos, com antena e conversor de sinal, destinados aos beneficiários de programas sociais do Governo Federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Tatiana Montório explica o alvo do treinamento. “São agentes dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), que fazem agendamento de CadÚnico, de Bolsa Família, atendentes, agentes comunitários de saúde, que fazem o porta a porta, visitas domiciliares e que podem ajudar nesta campanha, além de professores, diretores e supervisores de escola, que são um ponto de apoio para explicar esse processo da migração e distribuição dos kits.

Quem tem direito ao kit?

Tatiana reforça que todos os cadastrados no CadÚnico (e somente quem está no CadÚnico) terão direito ao kit digital. “Temos uma base de dados grande e haverá alguns beneficiários que serão inseridos: aqueles que nunca foram ao Cras ou ao CadÚnico, mas recebem somente um salário mínimo, por exemplo, farão seus cadastros, serão inseridos no banco de dados e passarão a ter direito a retirar seu kit e fazer a instalação.

Como fazer?

Há duas formas de agendamento: uma através do telefone 147 ou pelo site www.sejadigital.com.br. Nos dois canais deve-se informar o número de NIS – Número de Identificação Social ou o CPF, (sendo o NIS o mais garantido, segundo Montório), e agendar a retirada do kit: no agendamento, escolhe-se qual a agência dos Correios mais próxima – em Araçatuba já há um PDR (Ponto de Retirada) na unidade dos Correios do centro da cidade – o dia e o horário. No dia da retirada, deve-se levar um documento com foto, o protocolo de agendamento e o NIS.

Como reforço à campanha, está prevista uma caravana em setembro, com um ônibus da Seja Digital, onde também serão feitos agendamentos, e trazendo atividades de arte, educação e sobre meio ambiente e sustentabilidade. “Araçatuba terá esse diferencial por ser uma cidade grande, que demanda atenção maior”, justifica a coordenadora.

Instalação Premiada

Para os interessados em ter o kit, o agendamento será feito até o dia 28/11, mas Tatiana destaca que ainda há a Instalação Premiada. “Faremos 10 sorteios de R$ 2 mil, que começam em agosto. Quanto antes o beneficiário agendar, retirar e instalar, maior a chance de concorrer aos prêmios de R$ 2 mil, além do sorteio de R$20 mil, no dia 28/11, para 395 municípios. Essa é uma forma de incentivar ao “corre, agenda e instala”. O sinal digital já está aberto e temos os dois funcionando, mas se a pessoa retira e instala, já vai ter uma imagem de cinema, um som bom, interatividade e comunicação em libras, com o serviço já disponível”, reforça.