Secretário confere projeto de universitários para Mercadão Municipal

Publicado em 26 de Outubro de 2017 às 15:47 Secretário confere projeto de universitários para Mercadão Municipal

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Erik Carneiro e o assessor executivo da Secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial, Arnaldo Vieira Filho, estiveram nesta quarta-feira (25) na Unitoledo. O objetivo da visita foi conhecer os projetos de revitalização do Mercado Municipal. A coordenadora do curso de arquitetura e urbanismo, Ana Paula Sader, apresentou vários desenhos que foram desenvolvidos pelos alunos numa das matérias de preservação do patrimônio histórico.

A professora falou sobre a história do Mercadão, como é conhecido aquele espaço, e o valor histórico dele para a cidade. “Trata-se de um patrimônio que já foi referência para os mais variados tipos de negócios – um símbolo socioeconômico de uma época”.

Em todos os projetos ela destacou a importância de uma concepção arquitetônica que valorize o bem estar dos frequentadores, respeitando-se a ambientação, o conforto térmico sem deixar de lado os traços de modernidade. Quanto aos atrativos, enfatizou a importância de abrigar espaços para os mais variados clientes. “O plano deve atrair desde a dona de casa que procura frutas e verduras fresquinhas até aqueles que procuram por alimentos prontos, artesanatos e lazer”, disse.

Para Erik, a visita foi muito valiosa porque deu a oportunidade de ver várias opções modernas que além de resgatar a memória cultural, gerará valorização para aquela região da cidade e alavancará diversos tipos de negócios.

O secretário pontuou alguns problemas que por enquanto dificultam a resolução definitiva do caso. “Há ainda alguns boxes de particulares que ainda não foram revertidos ao patrimônio da prefeitura e também processos judiciais que estão tramitando”, citou. “Estamos trabalhando fortemente, correndo atrás de documentos, buscando assessoria jurídica, conversando com a sociedade e buscando recursos nas esferas estaduais e federais. Essa é uma oportunidade que Araçatuba tem para construir um novo capítulo na sua história”, garantiu.