Secretaria de Saúde de Araçatuba alerta sobre os cuidados para o carnaval

Publicado em 03 de Fevereiro de 2023 às 17:15 Secretaria de Saúde de Araçatuba alerta sobre os cuidados para o carnaval

O carnaval deste ano acontece entre os dias 18 e 21 de fevereiro. E este período de folia é marcado por muitas festas. E por causa disso, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está fazendo um alerta para os foliões por causa do risco de proliferação de infecções sexualmente transmissíveis, como a Aids.

Para auxiliar na prevenção de doenças e cuidados de saúde, as unidades de atendimento ao público estão oferecendo, gratuitamente, preservativos masculinos e femininos. Os profissionais de saúde também estão realizando palestras em empresas.

De acordo com a Secretaria, hoje o município tem, registradas, 1085 pessoas em tratamento por causa do vírus HIV. A média anual de testes realizados no município é de 8,5 mil. Em 2019, foram realizados 8.220 testes rápidos, sendo que 47 deram resultado positivo. Em 2020, foram 7.387 testes, sendo 61 positivos. Em 2021, foram 8.560 testes e 60 positivos. No ano passado, foram 8.625, sendo 37 positivos.

A Secretaria destaca, ainda, se não houver a prevenção é aconselhável que a pessoa procure o Serviço Ambulatorial Especializado ou Pronto Socorro Municipal para realizar os testes rápidos, e, se necessário, fazer uso da PEP (Profilaxia Pós Exposição), iniciando a medicação até 72 horas após a exposição de risco.