Secretaria de Saúde dá início à segunda etapa da vacinação contra a gripe

Publicado em 21 de Junho de 2017 às 17:06 Secretaria de Saúde dá início à segunda etapa da vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, nesta segunda-feira (24), à segunda etapa de vacinação contra a gripe (Influenza A). Nesse grupo, estão sendo vacinadas gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos e população indígena. As vacinas estarão disponíveis a esse grupo até o dia 2 de maio.

Desde o início da campanha, no último dia 17, foram vacinados aproximadamente quatro mil trabalhadores da saúde e idosos acima de 60 anos. Na próxima etapa, entre os dias 2 e 8 de maio, serão vacinados pacientes portadores de doenças crônicas. Na quarta e última etapa, que começa dia 8 maio, serão vacinados professores da rede pública e privada de ensino.

INTERNACIONAL

Após ser atendido, caso necessite, o paciente recebe o Certificado Internacional de Vacinação, documento que comprova a vacinação em caso de viagem ao exterior, e o guia de saúde do viajante, ambos fornecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No dia D, marcado para 13 de maio (sábado), todas as UBS da cidade estarão abertas das 8h às 17h vacinando todos os grupos. A campanha vai até o dia 26 de maio, e as doses da vacina contra a gripe estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A vacina disponível no SUS é trivalente e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

De acordo com a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Araçatuba, Priscila Cestaro, no ano passado foram registrados nove casos de gripe, com três mortes confirmadas. Em 2017, ainda não houve nenhum caso confirmado.