Publicado em 22 de Junho de 2017 às 10:48 Secretaria de Participação Cidadã realiza roda de conversa sobre GLBT e cidadania

A coordenadoria municipal da Diversidade Sexual, da Secretaria Municipal de Participação Cidadã de Araçatuba, promoveu, na segunda-feira (5), uma roda de conversa com o tema “LGBT & Cidadania”. O debate contou com a presença da vice-prefeita Edna Flor, da entidade “Coletivo Qqéisso LGBT”, de representantes de igrejas, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e de órgãos de defesa dos Direitos Humanos.

A reunião, que aconteceu na sede da secretaria, foi conduzida a partir de testemunhos pessoais dos participantes a atividade, seguido da explanação do psicólogo Éderson Ribeiro Costa, que é docente de psicologia e integrante da equipe do Cras Jussara.

Segundo a coordenadora da Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Participação Cidadã, Ivanir Carvalho, iniciativas como estas são extremamente positivas, pois apesar dos avanços e conquistas na efetivação dos direitos da População LGBT, fazer essa reflexão requer a quebra de tabus e paradigmas ainda calcados no pensamento coletivo.

Para Ivanir, mesmo em meio à sociedade atual, predominantemente tecnológica e de vanguarda cultural, discutir a cidadania LGBT é trazer a tona temas latentes e de extrema relevância para o bem viver comum.

“Vivemos em uma sociedade tão discriminatória e preconceituosa que discutir a cidadania para a população LGBT ainda nos remete a questões elementares, tais como a integridade física ou até mesmo da preservação da vida”, ressalta ela.

Ao final, ficou deliberado que será formado um fórum mensal para estudo e debate de questões pertinentes ao movimento e a realização de uma Conferência Municipal Livre da Diversidade Sexual. A próxima reunião do grupo está marcada para o dia 03 de julho, na Secretaria Municipal de Participação Cidadã (Rua Coelho Neto nº880, no bairro Bandeiras, em Araçatuba). O convite é para toda a população e a entrada é franca.