Secretaria de Meio Ambiente promove curso de arborização

Publicado em 21 de Junho de 2017 às 18:19 Secretaria de Meio Ambiente promove curso de arborização

Arborização urbana. Esse é o tema do curso promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Nesta quinta-feira (11), foi iniciado o módulo teórico do curso, que é voltado a profissionais do ramo, como jardineiros e podadores e também para qualquer pessoa que deseja se especializar em plantio e podas de árvores.

As aulas teóricas foram ministradas no anfiteatro do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), localizado no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado. Foram abordados temas como práticas de plantio e poda, bem como boas práticas de poda em conformidade com as legislações municipais e federais, além de demonstrações práticas na execução do trabalho de supressão.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Petrônio Pereira Lima, o curso foi pensado em virtude da grande quantidade de podas de árvores realizadas sem critérios, situação observada pela secretaria de Meio Ambiente desde o início do ano.

A vice-prefeita Edna Flor agradeceu a iniciativa do curso em prol do meio ambiente, e acima de tudo, da qualidade de vida das famílias em busca de uma cidade melhor para se viver. “Esse curso vem na direção no que eu, o Dilador e toda a administração pensamos para Araçatuba. Uma cidade ambientalmente adequada é direito e dever de todos”, concluiu a vice.

NA PRÁTICA

No dia 12 de maio, o curso será prático. Serão formadas equipes de participantes que farão parte de demonstrações de equipamentos para a poda ser realizada com segurança.

Serão entregues certificados aos participantes e isso os credencia a executar serviços de poda no município. No entanto, o certificado não desobriga o podador a realizar a solicitação para a autorização de poda e supressão no município.

O curso tem apoio da Prefeitura de Araçatuba, do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), do Clube da Árvore e da empresa Jet Máquinas.