Publicado em 12 de Abril de 2017 às 15:25 Secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial realiza entrega de mudas para horta comunitária

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, promoveu, na manhã desta segunda-feira (27), a entrega de aproximadamente quatro mil mudas de verduras para a horta comunitária do bairro Antônio Vilella. Estiveram presentes o secretário municipal da pasta Erik Carneiro e o assessor executivo da secretaria Arnaldo Vieira Filho. O projeto de doações de mudas da prefeitura para as hortas comunitárias foi reativado na administração do prefeito Dilador Borges.

As mudas doadas foram alface americana, alface crespa e salsinha. Elas foram produzidas pela secretaria e doadas para a horta comunitária do bairro Antônio Vilella. Além desta horta, a secretaria municipal de Desenvolvimento Agroindustrial também vai doar mudas para as hortas comunitárias dos bairros Jussara, Ezequiel Barbosa, Rosele, entre outros.

A responsabilidade de manutenção da horta comunitária é dos próprios moradores, que cultivam primeiramente para o consumo interno e depois vendem o excedente produzido. A finalidade do projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial é a capacitação da mão-de obra das hortas, bem como produzir as mudas para o plantio, que é a matéria prima mais cara da horta.

De acordo com o assessor executivo da secretaria Arnaldo Vieira Filho, além da doação de mudas, a secretaria está restaurando a horta municipal que se encontrava desativada há pelo menos dois anos. “Começamos recuperando as estufas e produzindo mudas para oferecer a essas hortas comunitárias. O próximo passo será oferecer mudas as hortas escolares e a própria horta municipal”, ressaltou Vieira Filho.