A Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba fará a contratação de três mobilizadores sociais para atuarem como multiplicadores comunitários na formação e replicação de conhecimentos sobre o Sistema Municipal de Fomento à Cultura, o FomentAraçá.
Os mobilizadores terão a função de divulgar informações e orientar agentes culturais sobre o uso da plataforma inédita que será lançada para centralizar todo o processo de fomento do setor, desde o cadastramento no sistema até a elaboração de propostas e a inscrição de projetos em editais.
Para a prestação do serviço cultural, o município contratará uma empresa ou Microempreendedor Individual (MEI) especializado, por meio da modalidade de dispensa de licitação. O ato que autoriza o processo foi publicado na edição desta quarta-feira (24) do Diário Oficial.
REQUISITOS
A empresa vencedora deverá disponibilizar três profissionais que tenham atuação comprovada em projetos sociais/culturais, com registros documentais; com experiência em formação, orientação ou facilitação em processos comunitários; capacidade de escuta ativa, entre outros requisitos.
Antes de iniciarem as ações em diferentes bairros, os mobilizadores sociais participarão de um curso de formação em Gestão Cultural e Fomento, promovido pela Secretaria de Cultura, para que tenham domínio conceitual e prático necessário para orientar artistas, coletivos e entidades culturais.
TRANSPARÊNCIA
A secretária de Cultura, Vanessa Manarelli, disse que a medida vai contribuir para ampliar o acesso aos mecanismos de fomento do setor, garantindo a descentralização da política pública e o fortalecimento da participação dos agentes culturais na plataforma FomentAraçá.
“Queremos que a informação chegue ao maior número de artistas, principalmente de cultura popular, garantindo que todos tenham condições de acessar recursos públicos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura. Nosso objetivo é assegurar a transparência e o impacto social”, explicou.