Publicado em 07 de Junho de 2022 às 17:36 Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação no Dia Nacional da Imunização

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de manter as vacinações em dia, no Dia Nacional da Imunização, celebrado em 9 de junho, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a importância da imunização para prevenir doenças.

Atualmente, a rede pública de saúde disponibiliza em todo o país 19 tipos de vacinas para combater cerca de 20 doenças, em diversas faixas etárias. Ainda existem outras 10 vacinas exclusivas para grupos em condições clínicas especiais, como os portadores de HIV.

São poucos países do mundo que oferecem vacinas gratuitamente, porém existe uma situação que vem se agravando e preocupando cada vez mais as autoridades em saúde: a baixa cobertura vacinal. Entre crianças, a preocupação é ainda maior.

Como consequência, a população fica vulnerável a doenças que antes estavam controladas e erradicadas, como por exemplo o sarampo e a poliomielite.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente, é fundamental que a população sempre que possível, compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina pendente.

Em Araçatuba, as vacinas estão disponíveis gratuitamente em todas as UBS, de segunda a sexta, das 7 às 19h, e nas Unidades Básicas de Saúde do Planalto Umuarama I e Pedro Perri, até às 22h.