Saúde presta contas à população em audiência pública

Publicado em 01 de Março de 2019 às 16:47 Saúde presta contas à população em audiência pública

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba apresentou, na noite de quarta-feira (27), audiência pública da Saúde referente aos quatro últimos meses de 2018.

A realização da audiência pública da Saúde atende ao disposto na Lei Complementar Federal nº 141/2012, que determina ao órgão gestor do SUS (Sistema Único de Saúde) a apresentação de relatórios quadrimestrais. As audiências públicas são sempre abertas à comunidade.

A apresentação foi conduzida pela secretária municipal de Saúde, Carmem Silvia Guariente. Foram divulgadas informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados nos últimos quatro meses de 2018, o balanço das auditorias realizadas ou iniciadas no período e a oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada.

Guariente destacou o percentual de recursos repassados para a manutenção dos serviços oferecidos pela Saúde. Em Araçatuba, de acordo com o relatório, 82,7% dos recursos são municipais, 16,99% vêm do Governo Federal e 0,32% são provenientes do Governo Estadual. Após a apresentação, que durou 30 minutos, a secretária e diretores da SMSA responderam a questionamentos do público.

Estiveram presentes nesta audiência pública a vice-prefeita Edna Flor, secretários municipais, o presidente do Comus (Conselho Municipal de Assistência Social), Thiago Mendes, os vereadores municipais Tieza Lemos Marques (presidente da Câmara), Rivael Papinha, Carlos Santana e Cláudia Crepaldi.