Samar inaugura Estação Elevatória de Esgoto Maria Isabel

Publicado em 08 de Novembro de 2018 às 18:25 Samar inaugura Estação Elevatória de Esgoto Maria Isabel

A Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) inaugurou, nesta quinta-feira (8), a nova Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Maria Isabel.

A reversão da bacia de esgoto das lagoas de tratamento Maria Isabel é responsável pelo tratamento de 15% de todo o efluente coletado no município.

O esgoto coletado nessa região passa a ser direcionado para a Estação de Tratamento de esgoto ETE Baguaçu, no bairro Cafezópolis, que foi reformada e modernizada. A população atendida na região é de 30 mil habitantes e a obra teve o investimento de R$ 2,5 milhões.

O prefeito Dilador Borges chamou o comprometimento entre prefeitura e Samar de ‘parceria responsável’. “Podemos dizer com toda segurança que as portas estão abertas para os investidores interessados nessa região. São mais de 30 anos que empresários, principalmente do ramo imobiliário, esperavam que esses investimentos fossem feitos aqui na região do Parque Industrial. Essa obra abre caminho para a instalação de novas indústrias nos parques industriais da zona norte, com a possibilidade de geração de empregos”.

CONSTRUÇÃO

A nova estação elevatória Maria Isabel foi construída numa área próxima às lagoas de tratamento, no Parque Industrial Maria Isabel de Almeida Prado. Ela vai bombear todo o esgoto coletado na bacia do córrego Tropeiros e encaminhar para a EEE Santa Izabel, que, por sua vez, recebe também o esgoto da bacia do córrego dos Espanhóis e encaminha os efluentes para a Estação de Tratamento de Esgoto ETE Baguaçu, que foi ampliada e modernizada para receber todo o esgoto de Araçatuba, com instalação de novos equipamentos e reformas dos tanques de tratamento, além de automação de todos os processos.

Ao mesmo tempo em que conclui as obras de reversão, a Samar também inicia os estudos para a recuperação das lagoas da ETE Maria Isabel, que serão totalmente desativadas.

Na primeira fase da obra foi realizada a construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Santa Izabel, localizada na Estrada Municipal ART 080, quilômetro 27. A nova estação foi inaugurada em fevereiro último e os investimentos somaram R$ 5 milhões. A unidade é responsável pelo bombeamento de esgoto de 44 bairros das zonas norte e oeste de Araçatuba, onde vivem cerca de 60 mil habitantes. Nesta área estão cinco parques industriais de Araçatuba: Maria Isabel de Almeida Prado, Alexandre Biagi, Parque Industrial 1 e parques industriais de grande e pequenos resíduos. Juntamente com a construção da nova elevatória, a Samar também instalou 10 quilômetros de novos emissários ligando a elevatória à ETE Baguaçu.

LOTES IMOBILIÁRIOS

De acordo com o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Tadeu Consoni, já foram liberadas a implantação de aproximadamente 10 mil lotes imobiliários. “Esse emissário instalado pela SAMAR foi fundamental para esse crescimento. Seguindo os parâmetros do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) esses novos lotes devem representar uma população de 40 mil pessoas para os próximos anos naquela região”, destaca.

Estiveram presentes a vice-prefeita Edna Flor; o presidente do Grupo GS Inima Brasil e Samar, Paulo Roberto de Oliveira; diretor técnico da Samar, Rondinaldo Lima; comissário geral da Agência Reguladora DAEA, José Luis Fares; presidente da comissão dos empresários dos distritos industriais de Araçatuba, Oscar Saito Neto; vereadores Rivael Papinha (presidente da Câmara), Alceu Batista, Márcio Saito, Antonio Edwaldo Dunga Costa e Jaime José da Silva, além de funcionários da Samar e secretários municipais.