Rogério Abdalla, do Ministério da Saúde, visita Santa Casa de Araçatuba

Publicado em 21 de Maio de 2018 às 08:43 Rogério Abdalla, do Ministério da Saúde, visita Santa Casa de Araçatuba

Em viagem por municípios da região, o secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Rogério Abdalla, conheceu a Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba em vistoria técnica. Após reuniões com a Secretária Municipal de Saúde, a vistoria aconteceu com intuito de colher informações para posterior encaminhamento de solicitações ao Ministério da Saúde.

Acompanhado do deputado federal Fausto Pinato em visita também aos municípios de Birigui, Penápolis, Votuporanga e Fernandópolis, Abdalla foi recebido pelo prefeito de Araçatuba, Dilador Borges; a secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente; o diretor técnico da Santa Casa, Sérgio Smolentzov; e o provedor do hospital, Carlos Joaquim Rodrigues, além do médico Cleudson Garcia Montali, presidente da Unimed em Birigui, cidade anterior visitada pelo secretário.

O grupo percorreu as instalações e conversou com responsáveis e membros de equipes dos diversos setores do hospital, quando então Abdalla esboçou melhorias estruturais e demais intervenções possíveis a incluir em projetos ao Ministério e secretarias.

A secretária municipal de Saúde explicou que Abdalla é um dos responsáveis pelo monitoramento do Programa Mais Médicos do Governo Federal, tendo vindo a Araçatuba a vistoriar as condições dos 22 médicos cooperados do programa, bem como da faculdade de medicina na cidade, aprovada dentro do Mais Médicos. “Ele veio hoje para verificar como estamos, oferecer seu apoio. Estamos levantado propostas a serem viabilizadas junto ao Ministério da Saúde, tanto para o hospital como para a secretaria municipal. Formalizaremos essas propostas e o prefeito estará, semana que vem, entregando-as em Brasília, para que o secretário verifique essas viabilidade”, descreve Carmem Guariente.

Abdalla elogiou a Santa Casa de Araçatuba. “Com a experiência que tenho em visita a hospitais de todo o país, vi muita coisa triste e condições estruturais e humanas bastante sensibilizadoras. Esta administração está de parabéns, pelo hospital, por seu pessoal, a organização e a qualidade dos serviços prestados”.

“Obviamente ainda não está bom como desejamos que a Saúde brasileira seja, mas é para isso que viemos até aqui e levaremos essas questões à alçada federal”, compromete-se o secretário do Ministério da Saúde.

Em reunião ao final da visita, o prefeito Dilador Borges fez agradecimentos ao secretário Abdalla e ao deputado Pinato pela visita à cidade, bem como reverenciou a Santa Casa aos seus representantes e aos visitantes. “A Prefeitura de Araçatuba agradece à notável melhoria da Saúde que acontece em nosso município e garante que as portas continuarão abertas. Conquistamos esse crescimento em nosso contato e faremos todo o possível para o contínuo sucesso da parceria administrativa e política dos nossos sistemas de Saúde”, finalizou.