A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, nesta segunda-feira (29), um alerta especial para risco de incêndio, abrangendo a região de Araçatuba.
A combinação de temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar cria condições ideais para a propagação rápida de fogo em vegetação seca, pastagens e áreas rurais.
Há risco de que ocorram incêndios como o registrado na última sexta-feira (26), quando o fogo atingiu uma área de 376.727,92 metros quadrados no residencial Sylvio José Venturolli. As equipes de bombeiros e da Defesa Civil trabalharam no local para controlar as chamas.
CUIDADOS REDOBRADOS
Diante da persistência das condições climáticas críticas, o coordenador da Defesa Civil de Araçatuba, Eduardo Cardozo, reforça o alerta à população. "Estamos em um período onde qualquer faísca pode iniciar um incêndio de grandes proporções. A ocorrência da sexta-feira serve como um alerta para que a população redobre os cuidados, evitando absolutamente qualquer tipo de queima de lixo, resto de poda ou uso de fogo para limpeza de terrenos. Provocar queimada é crime ambiental e coloca vidas, o meio ambiente e propriedades em risco", destaca.
A orientação é que, em caso de princípio de incêndio, a população acione imediatamente a Defesa Civil pelo telefone 99745-1911, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.