Notícias

Protesto de militantes faz Prefeitura de Araçatuba adiar transferência de animais

Publicado em 16 de dezembro de 2025, às 18:41 Protesto de militantes faz Prefeitura de Araçatuba adiar transferência de animais

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, foi impedida por um grupo de militantes de fazer a transferência, na manhã desta terça-feira (16), de 85 animais do antigo "Zoológico Municipal Dr. Flávio Leite Ribeiro" para um parque do Rio de Janeiro.

 

A medida, que tinha o objetivo de abrigar os animais de forma correta, sempre pensando em seu bem-estar, atendia solicitação da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, que gerenciou as tratativas com a empresa carioca. Uma equipe da Polícia Militar Ambiental acompanhava todo o trâmite.

 

Um caminhão adaptado para o transporte dos animais - aves, emas, jabutis e uma anta - estacionou em uma área fechada ao público por volta de 7h. Um biólogo e funcionários da empresa HS Ambiental, que atende zoológicos de todo o Brasil, com mais de dez anos no mercado, começaram o trabalho, quando o grupo entrou no local, questionando os métodos de manejo, os tamanhos das caixas onde seriam colocados, a forma como os animais maiores eram capturados e fazendo filmagens para suas redes sociais.

 

AGILIDADE

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Marques, que acompanhava a equipe, explicou que o pedido de transferência dos animais para o Parque das Aves Arara Azul, localizado na cidade de Miguel Pereira (RJ), foi feito pelo Governo do Estado e que precisou agir rapidamente, porque a Autorização de Manejo da Fauna Silvestre tem a duração de apenas sete dias.

 

Marques explicou ainda que não havia necessidade de informar o Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) porque, além de estarem cientes dos trabalhos de transferência, cujas tratativas começaram em julho, esse tipo de ação envolve apenas os órgãos estadual e municipal.

 

CONHECIMENTO TÉCNICO

Sobre a forma como os animais seriam transportados, Marques explicou que a empresa contratada tem conhecimento técnico e vem prestando serviços ao governo do Estado há um bom tempo, sempre seguindo todos os trâmites exigidos.

 

"Entre os vídeos que circulam pela internet está o de vários jabutis em uma mesma caixa. Pode parecer cruel, mas isso é preciso para que não haja folgas, fazendo com que os animais se movimentem e até fiquem feridos durante a viagem", explicou o secretário. "Além disso, a equipe não faz o trajeto direto, mas estaciona a cada hora para dar água, alimentá-los e verificar se está tudo bem", destacou.

 

Marques também explicou que não estava errada a forma que uma ema foi capturada por um dos funcionários, gerando críticas por ele ter que agarrá-la para evitar que fuja. Essa foi outra imagem que repercutiu nas redes sociais. "Para capturar um animal como esse, que é muito ágil, existem duas formas: ou sedá-lo ou agarrá-lo, como foi feito. Evitamos o uso de medicamentos, pois podem prejudicar os animais", completou.

 

ESTRESSE

Após conversar com os militantes, que várias vezes se exaltaram, Marques decidiu cancelar a transferência, pois chovia e os animais já estavam ficando estressados com a movimentação.

 

"Nossa intenção é transformar este espaço em um parque. Nosso antigo zoológico não é mais adequado. E em pleno 2025 as pessoas não querem mais ver animais presos. Os militantes sabem disso. Decidimos cancelar o manejo para ouvi-los novamente. Depois disso, iniciaremos outra vez as tratativas com o Estado", disse.  

Pronunciamento do prefeito Lucas Zanatta sobre o zoológico
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites