Projeto de ginástica melhora a qualidade de vida de pessoas idosas

Publicado em 27 de Fevereiro de 2024 às 15:22 Projeto de ginástica melhora a qualidade de vida de pessoas idosas

Uma colaboração entre a Prefeitura de Araçatuba e a Associação dos Idosos Ilta Arcanjo Ferlete está trazendo melhorias significativas na qualidade de vida de 60 idosos da região. Este grupo faz parte do Projeto Movimente-se, que oferece aulas gratuitas de ginástica duas vezes por semana no Ginásio de Esportes Orlando Ramalho “Matarrazzo”. Os encontros ocorrem todas as terças e quintas-feiras, das 7h30 às 8h30.

Na terça-feira (27), o prefeito Dilador Borges e a vice-prefeita e secretária de Participação Cidadã, Edna Flor, visitaram o projeto e participaram das atividades com os idosos. O secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Sérgio Tumelero, juntamente com o chefe de gabinete da Prefeitura, Deocleciano Borella Júnior, também estiveram presentes.

Durante a visita, foram recebidos pelo diretor da Associação e presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Vinícius Sanches. No dia anterior (26), a associação recebeu o título de utilidade pública em uma votação unânime na Câmara de Vereadores.

O prefeito Dilador Borges destacou a importância do projeto, ressaltando que a administração pública tem o compromisso de cuidar das pessoas. Ele enfatizou que "idoso é um jovem que deu certo".

"Estamos muito felizes em ver o impacto positivo que o Projeto Movimente-se está trazendo para nossos idosos. É uma oportunidade não só de cuidar da saúde física, mas também de promover interação e bem-estar emocional", disse o prefeito.

A vice-prefeita Edna Flor, por sua vez, elogiou a iniciativa, mencionando que este trabalho é “fruto do coração e da razão”. Ela destacou a importância de iniciativas como essa para a comunidade. “A vida da comunidade fica melhor por meio de iniciativas como estas”, destacou Edna.

Vinícius Sanches, diretor da Associação, agradeceu a parceria da Prefeitura e das faculdades Unitoledo Wyden e FAC/FEA. Ele anunciou também que será oferecido atendimento psicológico aos idosos, ampliando os serviços oferecidos pelo projeto.

"Estas parcerias são fundamentais para garantir que nossos idosos tenham acesso não apenas à atividade física, mas também ao apoio psicológico necessário. Queremos promover um envelhecimento saudável e ativo em nossa comunidade", afirmou Vinícius.

O Projeto Movimente-se tem sido não apenas uma oportunidade de atividade física, mas também um espaço de integração e cuidado com a saúde mental dos participantes, evidenciando o compromisso com o bem-estar da comunidade idosa de Araçatuba.

As inscrições já estão abertas na Associação dos Idosos, onde os interessados podem apresentar uma cópia do RG e preencher a ficha de inscrição na sede da associação, situada na rua Joaquim Henrique Oliveira, 227, no Bairro Ipanema. Para mais informações e contato, o telefone disponível é (18) 99123-7890.