Projeto Atitude promete mudanças ao meio ambiente

Publicado em 03 de Maio de 2019 às 09:03 Projeto Atitude promete mudanças ao meio ambiente

Nessa terça-feira (30), a Prefeitura Municipal de Araçatuba realizou uma reunião com a equipe da Secretaria da Saúde para debater ideias e encontrar possíveis soluções para intensificar as ações do chamado “Projeto Atitude”.

O Atitude consiste no desenvolvimento e implementação de práticas de cuidado com o meio ambiente, abrangendo todas as secretarias e unidades administrativas municipais de Araçatuba, direcionadas aos públicos internos, sem prejuízo de outras ações e serviços públicos ambientais e saúde.

Essa reunião promoveu conscientização aos funcionários, levando em consideração a importância da redução do lixo e da reciclagem nos equipamentos municipais. Com isso, foi necessário trazer foco ao termo "3R: reduzir, reutilizar e reciclar. Medidas sustentáveis evitam desperdício, além de contribuir para a melhoria do planeta". Esse projeto, que tem a vice prefeita Edna Flor como coordenadora geral, também terá o auxílio de representantes de cada secretaria, que serão responsáveis por orientar os colegas de trabalho a fazer o descarte correto dos resíduos nos demais setores da prefeitura. Um dos propósitos é fazer com que as pessoas tornem-se conscientes em relação à preservação da natureza. Será reforçado o uso de cestos específicos para materiais como papeis, lixo orgânico e copos.

As atitudes que serão executadas são as seguintes: preparação de recipientes próprios para cada tipo de resíduo e lixo; substituição de copos descartáveis pelos pessoais; descarte nos suportes apropriados; envio de documentos internos por via eletrônica, evitando impressão desnecessária; reutilização de papel para rascunhos; consciência no uso de papel para secar mãos; uso de álcool em gel nas recepções; adoção de hábitos de desligamento de luzes e ar condicionados, entre outros.

"Com a conscientização ambiental, o número de indivíduos que assumem atitudes sustentáveis no dia a dia cresceu significativamente. Assim, quanto maior for o número dessas ações, maiores serão os benefícios para o mundo em que vivemos", declara a vice prefeita.