Publicado em 02 de Maio de 2023 às 10:01 Programa estadual Trabalho em Equipe forma multiplicadores de 15 municípios em Araçatuba

A Prefeitura de Araçatuba, juntamente com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico finalizou nesta sexta-feira (28) o curso de capacitação de facilitadores do Programa Meu Emprego – Trabalho em Equipe, euquivalente ao antigo programa Time do Emprego.

O curso foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT), de Araçatuba, coordenado pela professora Layla Sueiro, multiplicadora do programa estadual.

Em 40 horas de treinamento, 34 representantes, sendo 26 mulheres e 8 homens, de 15 municípios da região participaram da qualificação. No conteúdo que foi transmitido estão orientações para que os instrutores ajudem os futuros participantes do Trabalho em Equipe a desenvolver suas próprias habilidades e competências, elaborar um currículo pessoal, saber como se portar em uma entrevista de emprego, escolher uma vaga que seja compatível com seu perfil, realizar um planejamento financeiro e até mesmo trabalhar por conta própria.

Luis Henrique de Paula Santos veio de Birigui para o curso e disse que sua cidade irá implantar o projeto Trabalho em Equipe. Ele afirmou que o curso é importante porque facilita o enriquecimento profissional dos participantes e traz grande contribuição para o crescimento de seu município.

Estiveram presentes o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, e a vice-prefeita Edna Flor, o secretário municipal Marcelo Mazzei (SMDERT e Turismo); junto a eles, formaram a mesa de autoridades do evento a diretora regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Bansi, a Coordenadora de Operações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Adriana Tedesco; o presidente do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Éber Barbosa; e o prefeito de Bento de Abreu, José Luis Marega.

A vice-prefeita Edna Flor celebrou mais um curso de capacitação de formadores e multiplicadores. “Sempre me tocará à memória a imagem de um pai de família, de uma mãe, ou mesmo de um jovem, que tem sua dignidade ferida na condição de desemprego, com o sentimento de esperança de recuperar essa dignidade, trazendo em mãos seu curriculo às entrevistas de emprego. É essa dignidade que vocês ajudarão a retornar aos corações dos que participarão das futuras capacitações”.

O prefeito Dilador Borges relembrou sua juventude e a então dificuldade que encontrava por questões de qualificação. “Foi em um lance de sorte e oportunidade, que em uma seleção para trabalhar em um banco, me destaquei por ter feito curso de datilografia, que àquela época era uma vantagem técnica muito reconhecida. Mesmo com escolaridade tardia, pude garantir minha vaga pelo diferencial de uma capacitação técnica. Meu total reconhecimento ao trabalho que vocês realizarão de hoje em diante em suas cidades”, parabenizou.

As cidades que tiveram representantes neste curso foram Andradina, Araçatuba, Bento de Abreu, Birigui, Gabriel Monteiro, Glicério, Ilha Solteira, Lavínia, Mirandópolis, Nova Castilho, Santo Anastácio, Santo Antonio do Aracanguá, Tupi Paulista, Valparaíso e Turiúba.

Os participantes escolheram o nome Fênix para batizar a turma, que teve como orador Luis Henrique de Paula Santos e grito de guerra com coreografia regida pela também aluna Camila de Fátima Seleguini, que apresentaram nesta reunião de entrega de certificados.