Notícias

Profissionais das UBSs de Araçatuba recebem treinamento para uso de sistema

Publicado em 13 de agosto de 2025, às 10:39 Atualização: 13/08/2025, às 10:43 Profissionais das UBSs de Araçatuba recebem treinamento para uso de sistema O secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, destacou, durante o treinamento, a importância de alinhar tecnologia e gestão eficiente

Com o objetivo de aprimorar o uso do sistema de gestão utilizado na APS (Atenção Primária à Saúde) de Araçatuba, enfermeiros e coordenadores das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) participaram de um treinamento ministrado pela empresa Grupo Assessor. A iniciativa visa capacitar profissionais de diferentes áreas, otimizando o fluxo de informações e a qualidade do atendimento à população.

 

O treinamento é oferecido pela Zatti Saúde, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba, e conta com a colaboração estratégica do Grupo Assessor. O ciclo de capacitação teve início no final de julho com a equipe odontológica. Representantes os laboratórios parceiros também passaram pela qualificação.

 

O objetivo é aprimorar significativamente o uso do sistema de gestão em diversas frentes da saúde no município. A capacitação trouxe detalhes sobre o uso do sistema Smart – Grupo Assessor e ocorreu nos dias 6 e 7 de agosto, conduzida pelos profissionais da empresa: consultores Juliana Cristal Pio Barros e João Paulo Fernandes, coordenadora Fabiana Malfara e técnico de suporte, Fernando Lima, do grupo Assessor.

 

MUDANÇA GRADUAL

A iniciativa faz parte de uma mudança gradual na forma de atuação da Atenção Primária em Araçatuba. Com isso, as equipes terão condições de registrar dados em tempo real, acompanhar indicadores de saúde e otimizar o planejamento das ações, ampliando o alcance e a qualidade do atendimento à população.

 

O sistema, que atualmente é operado apenas por computadores instalados nas UBSs, ganhará o reforço de tablets adquiridos pelo UniSalesiano, que investiu R$ 1,6 milhão na compra de 550 equipamentos destinados exclusivamente aos serviços de saúde do município.

 

MODERNIZAÇÃO

Essa capacitação representa um passo fundamental para a modernização dos trabalhos. “Ao utilizarmos a tecnologia de forma estratégica, conseguimos ampliar a precisão das informações, planejar ações com mais agilidade e fortalecer o vínculo com a comunidade. O objetivo é que cada profissional se sinta preparado para usar o sistema como aliado no cuidado integral às famílias”, ressalta o coordenador da APS da Zatti Saúde, Ângelo Jacomossi.

 

Os profissionais das UBSs puderam ter contato, de forma prática, como a ferramenta otimiza o acompanhamento de pacientes, amplia o controle das visitas domiciliares, qualifica o registro de dados para o monitoramento de indicadores, apontando as informações essenciais para cada um, facilitando tomada de decisões estratégicas na Atenção Básica.

 

EFICIÊNCIA

No treinamento, o secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, destacou a importância de alinhar tecnologia e gestão eficiente para garantir melhores resultados nos indicadores exigidos na saúde pública. Ele explicou que, atualmente, o repasse de recursos é condicionado ao cumprimento de metas ligadas à Atenção Básica, o que reforça a necessidade de um trabalho coordenado entre as equipes.

 

O secretário também destacou o uso dos tablets, que embora não possuam chip de telefonia, podem transmitir dados automaticamente via rede wi-fi ao se conectarem nas unidades e permitir rastrear e registrar, com precisão, as visitas e ações realizadas pelos profissionais.

 

“O equipamento vai mostrar quem está realizando suas funções de maneira correta. Isso é importante, porque a tecnologia vai permitir que enfermeiros e gerentes acompanhem de perto o trabalho da equipe”, afirmou.

 

RESPONSABILIDADE

Durante o treinamento, também foi enfatizada a responsabilidade de enfermeiros e gerentes na condução das equipes, na proximidade com as famílias atendidas e no acolhimento da comunidade. O secretário lembrou que a função vai além das tarefas administrativas: é preciso conhecer cada paciente e sua realidade.

 

A diretora da Atenção Primária, Elisabete Cristina das Neves Vello, também falou aos presentes, destacando que a mudança irá agilizar o trabalho de todos os profissionais que precisam alimentar o sistema com informações e quem precisa monitorar os dados.

 

SOBRE A ZATTI SAÚDE 
A Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), que atua no gerenciamento de serviços essenciais de atendimento à população, em conjunto com a Prefeitura de Araçatuba. 

 

O convênio com a Administração Municipal foi firmado neste ano, com o objetivo de prestar serviços na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e na Atenção Primária em Saúde (APS).

Notícias relacionadas
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites