Produtores rurais de Araçatuba receberão endereçamento digital

Publicado em 06 de Março de 2023 às 11:37 Produtores rurais de Araçatuba receberão endereçamento digital

Na próxima quinta-feira (9), proprietários rurais, produtores e assentados de Araçatuba poderão participar da divulgação da inovação tecnológica chamada Endereçamento Rural Digital (ERD) e da entrega do Plus Code de suas propriedades.

O evento será no auditório do SIRAN – Sindicato Rural da Alta Noroeste, dentro do Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, bairro Aviação, com início às 08:30h, dia 9 de março.

O “Plus Code” é um código de localização de cada propriedade rural, que poderá ser acessada através de aplicativos como Waze, Google Maps, entre outros, o que possibilitará traçar rotas de acesso à mesma.

Os que não comparecerem ao evento poderão agendar, pelo telefone (18) 3636-1280, o atendimento na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA), localizada na Avenida Waldemar Alves, n° 50. portando documento de identificação (RG), para recebimento do Plus Code e verificação dos dados cadastrais em nosso banco de dados.

Endereço Digital é praticidade

A Prefeitura de Araçatuba ficou responsável a disponibilizar o Código de Endereçamento Rural Digital (CERD ou “Plus Code”) para cada propriedade, similar a um CEP personalizado, que através de ferramentas digitais, como por exemplo, Waze e Google Maps, possibilita traçar a rota até o código informado pelo produtor rural.

O Rotas Rurais é um programa do Governo do Estado de São Paulo, realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento e executado pelo Instituto de Economia Agrícola, instituição de pesquisa científica da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios.

“O Endereçamento Rural Digital tem como objetivo colocar a zona rural paulista no mapa. Isso proporciona ao morador do campo grandes benefícios, tanto no acesso aos serviços públicos de saúde, segurança e educação, acesso ao turismo rural, como na logística para aquisição de insumos e comercialização de suas produções, levando cidadania ao campo com um grande ganho social”, resume o prefeito Dilador Borges.

Até dezembro de 2022, já haviam sido geolocalizadas, no estado de São Paulo 288.535 propriedades e 57.299 Km de estradas mapeadas. No município de Araçatuba, 1473 propriedades rurais foram identificadas e geolocalizadas e 340 km de vias foram mapeadas pelo sistema.