Prefeitura, Siran e ABQM confirmam parceria

Publicado em 30 de Novembro de 2018 às 09:44 Prefeitura, Siran e ABQM confirmam parceria

A Prefeitura Municipal de Araçatuba, o Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran) e a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) acertaram parceria nesta quinta-feira (29), em São Paulo.

As negociações aconteceram com a participação do secretário de Governo, Manoel Afonso de Almeida Filho, do presidente do Siran, Fábio Brancato, e do conselheiro da ABQM, Macário Perez Pria.

Segundo o secretário Manoel Afonso, que representou o prefeito Dilador Borges durante todo o processo, essa é uma grande notícia para a cidade, uma vez que vai incentivar um novo ramo de atividade dentro das muitas vertentes do agronegócio. “É uma injeção de ânimo na economia do município e também da região, pois vai gerar muitos atrativos, desde haras até produtos específicos para cavalos, movimentando toda a economia”, analisou o secretário.

Manoel Afonso elogiou e agradeceu o empenho do Siran e também de Macário Perez Pria. “A ABQM tem interesse em fortalecer sua logística e sua infraestrutura e Araçatuba é o ponto geográfico ideal para isso, pois está no centro de um raio de 600 km que abrange 90% dos associados da entidade. E o Siran abraçou a ideia com muito afinco, pois isso favorece toda a cadeia do agronegócio”, comentou. “O Macário foi fundamental para que firmássemos essa parceria com a ABQM. Ele se esforçou muito e nos ajudou demais nessa conquista”.

No local será inicialmente construída três pistas cobertas, sendo uma custeada pelo Siran e duas pela ABQM. As pistas cobertas serão multiuso e poderão ser usadas em outros eventos.

“Esse é um momento muito oportuno e estamos muito felizes e esperançosos com os frutos que essa parceria gerará para o sindicato, associados e toda a região. Aqui será realizado o maior evento equestre do país e isso trará mudanças na movimentação regional, positivamente, para vários setores, entre eles, o de turismo de negócios e comércios voltados para o agronegócios”, diz Brancato.

Para o prefeito Dilador, que se encontra em viagem para participar de encontro de prefeitos, a conquista é grande. “Estou muito feliz que conseguimos fechar essa parceria. Ela será fundamental para alavancarmos o desenvolvimento regional, porque abre novas portas no agronegócio, que é o nosso forte. Além disso, as atividades da ABQM, com seus eventos e suas provas, vão atrair um grande público para Araçatuba, incentivando o turismo e o comércio. É uma grande conquista para Araçatuba, um lindo presente de aniversário”, disse Dilador.

Raça especial

A raça Quarto-de-Milha é oriunda dos Estados Unidos e é considerada uma das melhores para a lida no campo, a prática de esportes e especialmente para a equoterapia.

São animais de velocidade, grande docilidade e muito versátil, se apresentando muito bem em várias modalidades atléticas, além de sua grande inteligência.

Para aqueles que desconhecem o cavalo quarto-de-milha, esse é o animal utilizado nas provas de três tambores, normalmente vistas em festas de peão de boiadeiro.

Cavalos dessa raça são utilizados em provas de seis balizas, provas de rédeas, de laço e corrida, mas especialmente nas provas dos três tambores, que são atração em feiras agropecuárias e festas de peão e rodeios.

Na lida no campo, são considerados os animais ideais no trato com o gado e também para a locomoção em áreas rurais.

Com um trote característico, de passadas longas e suaves, os animais quarto-de-milha são apontados como excelentes para equitação não profissional, especialmente em hotéis fazenda.

Na área da saúde, o quarto-de-milha se destaca na equoterapia, não apenas por seu trote suave e sua complexão física, mas principalmente por sua docilidade e inteligência, que facilitam o tratamento de pessoas com necessidades especiais ou em tratamento para recuperação de movimentos.

Investimento

A princípio, a sede da ABQM pode ser instalada em uma área de cerca de 20 alqueires, no Recinto de Exposições “Clibas de Almeida Prado”, que é administrado pelo Siran e está localizado na área da antiga Fazenda do Estado, transferida este ano para a Prefeitura de Araçatuba.

Nessa área, a ABQM deve construir duas pistas para provas equestres. Uma terceira pista deve ser construída através de parceria específica entre a Prefeitura e o Siran, complementando um complexo equestre no município.

A estimativa é de que a ABQM invista cerca de R$ 7 milhões em sua nova sede e que a entidade realize de dois a três eventos de grande porte por ano, inseridos no calendário oficial dos criadores da raça no país.