Prefeitura renova tratativas rumo a Centro de Inovação tecnológica

Publicado em 11 de Abril de 2023 às 12:46 Prefeitura renova tratativas rumo a Centro de Inovação tecnológica

Em reunião realizada no Campus Araçatuba da Faculdade de Medicina Veterinária FMVA/Unesp, a Prefeitura de Araçatuba, por ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT), dá o primeiro passo para transformar a cidade em Centro de Inovação Tecnológica.

O encontro teve condução do professor doutor Edson Antônio Capello Sousa, presidente da Fundunesp – Fundação para Desenvolvimento da Unesp, com a presença do diretor do Campus FMVA, Cecílio Viega, tendo sido a administração pública municipal representada pela prefeita em exercício, Edna Flor, pelo secretário municipal Marcelo Astolphi Mazzei e equipe da SMDERT.

Mazzei explica que a criação de um centro de inovação de Araçatuba e região vem substituir a tentativa inicial de montar um parque tecnológico, que teve primeiras tratativas em 2018. “Estávamos trabalhando com o horizonte que ficou muito distante, por varias razoes, que incluíram a falta de recursos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado para investir na construção dos parques tecnológicos, que aconteciam normalmente até 2018”.

“Portanto, quando analisamos todos os pros e contras, tomei a decisão, já comunicada ao prefeito Dilador, que partiríamos, então, para a elaboração de um centro de inovação, que é um conceito de espaço para inovação que envolve a Prefeitura Municipal, universidades e iniciativa privada no setor produtivo, e temos que ter um gestor, que é a Fundunesp, fundação autônoma da Unesp, que já faz gestão em pelo menos 6 desses centros no Estado de São Paulo”, detalha.

Mazzei ainda esclarece que a aproximação com a Fundunesp ocorreu por sugestão da própria secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, para iniciar a preparação com vistas ao credenciamento de Araçatuba como Centro de Inovação, tendo a fundação como gestora deste centro. “Basicamente, a reunião foi o pontapé inicial a elaboração desse projeto, da qual definimos prazo e no final de maio teremos o projeto pronto, que também tem possibilidade de recursos. Vamos buscar projetos de inovação para a região”, finaliza o secretário Municipal.

O professor Capello explicou o que chama de Tríplice Hélice para a excelência de funcionamento do projeto. “O Governo, também entendido como Poder Público, tem que fazer a sua parte, que é de regulação e fomento do trabalho das partes; as universidades e institutos de ciência e tecnologia (ICTs) são os espaços e universos para estudo, desenvolvimento de ciência e conhecimento, além da prática em laboratórios; e o setor produtivo, de empresas e indústria, são a realização dos produtos e serviços resultantes, junto às demandas da sociedade. Estas três forças tem um centro como base, que são as fundações de apoio, onde entra a atuação da Fundunesp”.

Edna Flor saúda o grupo que inicia o trabalho de criação do Centro de Inovação em Araçatuba. “Como então representante do Executivo Municipal, afirmo que reconhecemos a incapacidade individual da administração pública em prover tamanha estrutura complexa de concepção e execução, razão essa pela qual, pois sei que em seu retorno o prefeito Dilador ressoa esta confiança no sucesso, garantimos o apoio que nos cabe à realização de mais essa etapa da transformação de Araçatuba em centro regional, em múltiplos aspectos, e que agora caminha a ser referência em Inovação tecnológica”, declara a prefeita em exercício.