Prefeitura reinaugura o ginásio de esportes Matarazzo

Publicado em 07 de Agosto de 2019 às 15:23 Prefeitura reinaugura o ginásio de esportes Matarazzo

Muito utilizado antigamente por projetos de formação, como o Projeto Agir (Araçatuba Ginástica Rítmica), o Ginásio de esportes Orlando Ramalho, mais conhecido como Matarazzo, próximo ao centro da cidade, na rotatória das avenidas João Arruda Brasil e Waldemar Alves, foi reinaugurado na tarde desta terça-feira (6).

As obras contemplaram a implantação de alambrados, adequações no sistema elétrico, pintura de piso, paredes e estruturas metálicas, implantação de sistema de combate a incêndio e adequações de acessibilidade. Segundo o secretário de Esporte, Lazer e Recreação, Sergio Tumelero, as atividades do Agir (Araçatuba Ginástica Rítmica), futsal feminino e bocha devem voltar a acontecer no local.

Participaram da reinauguração o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges e a vice prefeita Edna Flor; representantes das secretarias e diretorias municipais, com destaque ao secretário municipal de Esporte, Lazer e Recreação (SMELR), Sergio Tumelero; a presidente da Câmara, Tieza Lemos Marques e os vereadores Rivael Papinha, Carlos Roberto Santana, Jaime José da Silva e Gilberto Batata Mantovani; O presidente da Unimed Araçatuba, empresa patrocinadora da ginástica rítmica, Flávio Roberto Garbelini de Oliveira, e o coordenador comercial Fabio Ferreira Gonçalves; e da dirigente regional da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, Rosineia Gama.

Além da cerimônia de inauguração, foram apresentados os atletas e técnicos das diversas modalidades esportivas que representaram Araçatuba nos 63º Jogos Regionais, que entregaram troféus ao prefeito e à vice. Os Regionais 2019 aconteceram em Andradina, no qual participaram 4 mil pessoas de 34 municípios da 6ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. Araçatuba foi vice-capeã geral, com 251 pontos.

Ao final, houve apresentação artística de alunas do projeto AGIR

A Revitalização

O espaço estava com problemas estruturais e, com as primeiras providências tomadas em 2017, pela Prefeitura de Araçatuba através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), foi interditado, feito laudo técnico por engenheiros da SMOSP e elaborado um projeto de reforço, pelo qual foi realizada concretagem de pilares no ginásio, medida a permitir o retorno da utilização do espaço pela população para a prática de esportes e lazer.

Em junho de 2018, o prefeito Dilador Borges assinou a ordem de serviço para início da reforma do Matarazzo, pelo qual a empresa vencedora da licitação, J. A. Tineli Marques e Cia LTDA. – EPP, de Palmeira D’Oeste, assumiu a obra pelo valor de R$273.724,39, sendo R$253.500,00 de repasse do Programa Esporte e Grandes Eventos Esportivos, do Ministério do Esporte, e R$20.224,39 provenientes de recursos municipais.

“Depois de quase dois anos de interdição por problemas em sua estrutura, uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal permitiu que fossem aplicados recursos da ordem de quase R$ 300 mil. Foram feitos reforço e conserto de vigas de madeira, verniz anti-chamas, pintura interna e externa de todo o complexo, remodelação da pintura das quadras, toda a documentação para atender as exigências de obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e telamento total para evitar a invasão de pombos e outras aves. Para nós é um motivo de muita alegria, pois PE um espaço que vamos poder oferecer à população para prática esportiva e para treinamento de nossas equipes de ginástica rítmica, futsal e bocha”, explicou Tumelero.