Prefeitura promove Semana de Valorização da Pessoa Idosa

Publicado em 06 de Outubro de 2017 às 16:23 Prefeitura promove Semana de Valorização da Pessoa Idosa

A Prefeitura de Araçatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação (SMELR) , Secretaria de Participação Cidadã e Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) está promovendo a Semana da Valorização da Pessoa Idosa, com diversas atividades para conscientizar e auxiliar na qualidade de vida dos idosos.

A programação teve início com um fórum de abertura, que aconteceu na segunda-feira (2), na sede regional do Sindicato Nacional dos Aposentados de Araçatuba. O encontro contou com a presença de representantes de várias secretarias, além do presidente do Conselho Municipal do Idoso, Celso Pereira dos Santos, da secretária municipal de Assistência Social, Maria Cristina Domingues, do coordenador do Centro Especializado de Assistência Social (CREAS), Edson Perri, do Promotor de Justiça, Dr. Joel Furlan e do médico geriatra Dr. Ricardo Luis Simões Pires Wayhs.

Na terça-feira (3), no calçadão do município, diversas atividades físicas foram feitas juntamente ao público idoso, além de ter sido disponibilizado aferimento de pressão arterial e glicemia. A iniciativa atraiu a passagem de diversas pessoas e muitas participaram da ginástica laboral e de aula de zumba, juntamente aos educadores físicos da SMELR e aos profissionais do Projeto Bem Estar, liderada pelo fisioterapeuta Maurício Rufino.

Já a quinta-feira (5) foi iniciada com a prática de atividades esportivas na praça Getúlio Vargas. A proposta das atividades foi, além de levar recreação até os idosos, disponibilizar práticas de ginástica laboral, exercícios em aparelhos e caminhadas envolta da praça em questão. Além disso, o Asilo São Vicente de Paulo será palco, na próxima quarta-feira (11), de um Baile voltado ao público idoso, com o objetivo de promover o divertimento e a interação entre os participantes, além de sua valorização e qualidade de vida.

Fórum

Após a cerimônia de abertura realizada na segunda-feira (02), foram abertas as discussões, onde diversos assuntos pertinentes a causa entraram em discussão. Dentre as idéias apresentadas, estão a valorização e humanização dos atendimentos das Instituições de Longa Permanência e a construção de um fluxo de rede de atendimentos.

Também foram apresentadas ideias de construção de parcerias em projetos de prevenção junto a escolas municipais e estaduais, além de programas e projetos sociais, visando à construção da consciência da valorização da pessoa idosa e o estreitamento intergeracional.

Tendo em vista que 17% da população araçatubense é desta faixa etária, a intenção das propostas é também estabelecer um cronograma com um fórum de discussões a cada dois meses, contando com a participação da rede de atendimento a pessoa idosa. Todos os pontos serão encaminhados ao Conselho do Idoso para análise, entendimento e possível transformação em pautas.