Publicado em 22 de Setembro de 2021 às 10:58 Prefeitura participa de audiência pública da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Covid-19

Representantes da administração municipal participaram, nesta quarta-feira (22), de uma Audiência Pública organizada pela Frente Parlamentar de Enfrentamento à Covid-19 da Câmara Municipal de Araçatuba.

O encontro, que ocorreu na sede do legislativo municipal, teve como tema “A retomada: ações necessárias para combater a proliferação do coronavírus”, que se estendeu à discussão de ações para retomada da economia e responder questões relacionadas ao tratamento pós-Covid-19.

A audiência pública foi organizada pela presidente da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Covid-19, vereadora Regininha Lourenço, e pelos vereadores Arnaldinho Silva e Nelsinho Bombeiro.

Aberta à participação do público, a audiência teve por objetivo colher sugestões da população, de autoridades e de representantes de várias instituições e entidades da sociedade civil do município quanto ao reforço das medidas de prevenção à Covid-19, mesmo com a redução na quantidade de casos e internações devido à vacinação.

No início, foram exibidas entrevistas com a participação do biólogo e doutor em Ciências pela USP, Átila Iamarino, que reforçou a necessidade do uso contínuo de máscaras no país. Após essa introdução, o encontro foi aberto à participação dos presentes e das pessoas que enviaram sugestões por e-mail.

IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO No momento aberto às sugestões e perguntas, a vice-prefeita Edna Flor perguntou a respeito do grau de preocupação com a variante Delta em Araçatuba. Em resposta, a médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Heloysa Liberatori Gimaiel, afirmou que o objetivo é vacinar 100% da população. “A vacina ajuda a prevenir as formas mais graves da doença, por isso buscamos vacinar 100% da população para minimizar os riscos. Neste momento o que nos preocupa são as pessoas que não compareceram para tomar a segunda dose da vacina”.

Complementando a resposta, a diretora da Vigilância Epidemiológica, Priscila Cestaro, fez um balanço dos últimos dados da Covid-19 em Araçatuba, com destaque para a quantidade de pessoas que não compareceram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. “Hoje são 7 mil faltosos à segunda dose. Precisamos deixar claro que se a pessoa não tomou as duas doses da vacina, ela não está imunizada. Para a segunda dose, não precisa fazer agendamento, os postos de saúde estão com as portas abertas para receber a população”.

RETOMADA SEGURA Priscila Cestaro também comentou sobre a retomada segura das atividades econômicas. “Mesmo com a liberação das atividades, esse não é o momento de afrouxar as regras. Devemos manter os protocolos, usar a máscara corretamente, fazer lavagem das mãos, fazer uso do álcool gel e evitar aglomerações. Até o momento não foi registrada a circulação da variante Delta em Araçatuba, mas isso nos serve de alerta para que continuemos com a vacinação e os cuidados”.

Foi divulgada também que a cobertura vacinal em Araçatuba é uma das maiores da região: 158 mil pessoas já tomaram a primeira dose e 109 mil já estão imunizadas, ou seja, já tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19, o que representa 63% da população.

Foi demonstrada a importância da vacinação através da queda dos dados de internação no município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de ocupação dos leitos de internação em julho de 2021 era de 120%; atualmente, a média é de 30%. Com a vacinação de grande parcela da população, houve queda também na quantidade de óbitos: em março de 2021 foram 159 óbitos. Em agosto desse ano, foram registrados 38.

De acordo com a Câmara Municipal, as sugestões dessa audiência serão incluídas em um relatório final a ser entregue ao Executivo Municipal para implantação na rede pública de atendimento aos cidadãos.