Prefeitura limpa avenida e revê contratos de uso de canteiros

Publicado em 12 de Abril de 2017 às 11:45 Prefeitura limpa avenida e revê contratos de uso de canteiros

A Prefeitura de Araçatuba fez nessa semana a limpeza dos canteiros da avenida Brasília e está levantando a quantidade de empresas responsáveis pela manutenção de praças, canteiros centrais, parques, jardins, árvores e logradouros públicos da cidade que fazem parte do “Programa Abrace o Verde”. O objetivo deste estudo é o de levantar se eles estão cumprindo com as obrigações de adotantes desses espaços.

Os canteiros da avenida Brasília foram limpos pela empresa Monte Azul Ambiental e também por funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Turismo. A secretaria ainda está levantando o número de espaços adotados na cidade.

A notificação referente ao “Programa Abrace o Verde” é feita a empresas e pessoas que não estão atendendo as obrigações de adotantes como zelar e cuidar desses espaços; arcar com todas as despesas decorrentes de insumos, mão–de–obra, reposição de mudas, implantação de espécies, equipamentos de irrigação e outros. Empresas que adotam algum desses espaços podem fazer propaganda ali.

Os notificados terão um prazo de cinco dias úteis para apresentar uma justificativa adequada caso não estejam cumprindo com as obrigações. No caso da justificativa não ser satisfatória, o contrato com a pessoa ou empresa será rompido.

De acordo com o assistente de ação regional Germiro Ferreira Lima, esse programa é muito importante para a cidade, pois Araçatuba é referência regional. “A parceria com as empresas é essencial e o benefício é para toda a cidade, só temos ganhar mantendo ela limpa e bem cuidada”, destaca Germiro.

O “Programa Abrace o Verde” faz parte do projeto da lei nº 6432 de 29 de abril de 2004 não prevê multas, só o rompimento do contrato. A Prefeitura espera ampliar o programa nesse ano.