Prefeitura instala placas de alerta em avenidas de grande fluxo

Publicado em 14 de Agosto de 2019 às 17:13 Prefeitura instala placas de alerta em avenidas de grande fluxo

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana instalará, nesta quarta-feira (13) pela manhã, placas educativas com a inscrição “ATENÇÃO, ALTO ÍNDICE DE ACIDENTES” na Avenida dos Araçás e Rua dos Fundadores.

No período compreendido entre janeiro e julho de 2019, o sistema da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana registrou 701 acidentes de trânsito no Município de Araçatuba, sendo que a via “campeã” foi a Rua dos Fundadores, que inclui o trecho abrangido pela Avenida dos Araçás, com 20 acidentes, seguida pela avenida Joaquim Pompeu de Toledo, Rua do Fico e avenida João Arruda Brasil, todas com 17 acidentes de trânsito cada.

No período compreendido entre janeiro e julho de 2018, foram registrados 718 acidentes de trânsito, sendo que a via com maior índice de acidentes foi a Rua do Fico, com 24 acidentes, seguida pela Rua dos Fundadores (no trecho que abrange a Avenida dos Araçás) com 17 acidentes, e pela avenida Joaquim Pompeu de Toledo, com 16 acidentes.

,A exemplo dos órgãos de controle ambienta, que sinalizam as condições da água do mar para os banhistas, e da CIPA de uma empresa, que incentiva o empregado a utilizar EPIs e a prestar mais atenção em determinadas áreas da empresa para reduzir acidentes, o objetivo do órgão de trânsito com a instalação destas placas educativas é sensibilizar os condutores de veículos automotores para que transitem com mais atenção por estas vias e colaborem para a redução do número de acidentes.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, cotidianamente, realiza os serviços de implantação e manutenção da sinalização semafórica, vertical e horizontal, mas entende que somente com um esforço conjunto entre Poder Público e população é que se obterá êxito na redução do número de acidentes e óbitos no trânsito. Respeitar todas as regras de trânsito e dirigir de forma defensiva são comportamentos imprescindíveis para um trânsito mais seguro.

Estatisticamente, uma via com elevado fluxo de veículos terá um elevado índice de acidentes; é uma relação diretamente proporcional. Porém, podemos reverter esta situação. A mensagem que o órgão de trânsito quer transmitir para a população é: “dirija com mais atenção e respeite as regras de trânsito”. Respeitar as regras de trânsito é um sinal de respeito a si mesmo e ao próximo.