Prefeitura inaugura UBS Pedro Perri neste sábado

Publicado em 07 de Março de 2018 às 15:15 Prefeitura inaugura UBS Pedro Perri neste sábado

Após adequações, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Walter Divino da Costa, no bairro Pedro Perri, será inaugurada neste sábado (10). As atividades terão início na segunda-feira (12).

A unidade contará com quatro médicos e quatro enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, assistente e auxiliares administrativos e profissionais do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

Serão oferecidos serviços básicos como acolhimento, acompanhamento de gestante e bebê (pré-natal e puericultura), consulta médica, curativos, dispensação de medicamentos básicos, preservativos e contraceptivos, consulta/atendimento de enfermagem, atendimento do Grupo de Educação em Saúde, exame preventivo de câncer de colo de útero (papanicolau), imunização (vacinas), nebulização (inalação), testes rápidos de gravidez, HIV, hepatites B e C, sífilis, entre outros, e tratamento odontológico.

Entre as mudanças que precisaram ser feitas na unidade, para adequação às políticas de humanização do SUS (Sistema Único de Saúde), estavam o rebaixamento da bancada de atendimento da recepção e da farmácia para otimizar o atendimento, instalação de pias, adequação da sala de curativos para conforto do paciente, instalação e reparos de ralos e tubulações em setores específicos que precisam de limpeza freqüente, construção de um fraldário e implantação de sistema de informática. Todas as adequações somaram R$ 6.478,05, custeadas com recursos municipais.

AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO

De acordo com a secretária de Saúde, Carmem Silvia Guariente, com a ampliação do horário, a UBS atenderá outros tipos de demandas. “A unidade terá a capacidade de atender demandas espontâneas, em que as pessoas procuram a UBS por causa de uma dor de cabeça, febre, entre outros sintomas”.

A secretária afirma ainda que, em levantamento recente feito pela Secretaria Municipal de Saúde, foi indicado que 90% das pessoas que utilizam os serviços do Pronto Atendimento e da UBS do bairro São João são moradores dos bairros Jussara, Pedro Perri e adjacências. “A inauguração da UBS Pedro Perri possibilita que o atendimento seja otimizado à população da zona sul”.

A UBS Pedro Perri está localizada na rua Nege Cury, 520. O horário de funcionamento será de segunda a sexta, das 7h às 22h.