Publicado em 12 de Abril de 2017 às 14:53 Prefeitura faz parceria com a Nova Aralco para reformar ponte sobre o Córrego Lafon

A Prefeitura de Araçatuba iniciou, nesta segunda-feira (13), a recuperação da ponte sobre o Córrego Lafon, na estrada municipal Caram Rezek, na zona rural.  Reformada em dezembro, a passagem apresenta riscos aos motoristas por causa da perda de sustentação de uma das cabeceiras. A obra será realizada em parceria com a empresa Nova Aralco, que vai ceder o material. A Prefeitura vai fornecer a mão-de-obra.

O problema está sendo provocado pela falta de colocação, à época, de uma manta de geotêxtil, que é um tecido permeável que quando associado com o solo tem a capacidade de drenar e filtrar, separando água e terra. Desta forma, o solo sob o asfalto está cedendo porque não está sendo retida. Esta manta deveria ter sido colocada à frente do gabião, que é uma estrutura feita em aço, parecida com gaiola, que se torna sólida ao ser preenchida com pedra. Do jeito que está hoje, a areia e outros sólidos passam por esta estrutura.

De acordo com o prefeito Dilador Borges, a necessidade de refazer uma obra que foi entregue em dezembro é um símbolo de o quanto a administração deve trabalhar com planejamento. “Temos que ter responsabilidade com o dinheiro público. Foi feita economia em uma proteção e, agora, temos que gastar mais dinheiro para consertar o problema”, destacou o prefeito.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Constantino Alexandre Vourlis, explica que se não houver chuva, as obras terminarão em até 15 dias. Não haverá necessidade de suspender o tráfego pela ponte.

O engenheiro Rodrigo Andolfato, da SMOSP, disse que neste primeiro momento será resolvida a causa do problema, que é o fato de a estrutura não estar evitando a passagem da terra. Será feita uma concretagem por fora do gabião para hipermeabilizá-lo. Depois, será instalado um sistema de canaletas para passagem da água das chuvas para que ela corra direto para o córrego.

PARCERIA

Em visita ao local, na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito Dilador recebeu os representantes da Nova Aralco para firmar a parceria. A empresa foi representada pelo diretor de Recursos Humanos, Fábio Rovida; pelo coordenador ambiental Edson Koji Watanabe e pelo responsável pela conservação de obras, José Carlos dos Santos.

Dilador disse que ficou muito feliz com a possibilidade de fazer parceria com a empresa e ressaltou que a atual administração tem buscado apoio dos empresários para a solução de problemas.

“Estou feliz com a receptividade dos setores comerciais e industriais com a nossa administração. Quando a gente mostra transparência e sinceridade em nossos atos, todos colaboram”, disse o prefeito.