Prefeitura fará arrastão e nebulização nas casas contra a dengue

Publicado em 13 de Abril de 2020 às 09:02 Prefeitura fará arrastão e nebulização nas casas contra a dengue

Como forma de prevenção e combate à dengue em Araçatuba, a Secretaria Municipal de Saúde fará uma série de ações em bairros com maior número de casos da doença no município.

As ações terão início com um carro de som, que passará orientando os moradores a retirarem materiais inservíveis de suas casas, entre eles os que acumulam água.

O carro de som estará no sábado (11) nas áreas 1 e 2, compreendidas pelos bairros Casa Nova, Alto da Boa Vista, Planalto, Monte Carlo, Palmeiras e bairros adjacentes. Nos dias 13 e 14 de abril, as orientações pelo carro de som estarão na área 3, ou seja, nos bairros Novo Paraíso, Amizade, Dona Amélia e proximidades.

COLETA DE MATERIAIS

Na segunda-feira (13) e na terça-feira (14), os materiais retirados das casas pelos moradores serão recolhidos por um caminhão nos bairros das áreas 1 e 2: Jd. Casa Nova, Alto da Boa Vista, Planalto, Monte Carlo, Palmeiras e bairros adjacentes.

Nos dias 15, 16 e 17 de abril, o caminhão fará a coleta dos materiais inservíveis nos bairros da área 3: Novo Paraíso, Amizade, Dona Amélia e proximidades.

Nos mesmos dias da coleta dos materiais, as equipes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde vão dar orientações sobre a NMV (Nebulizador Montado em Veículo), que acontecerá na semana seguinte da coleta dos inservíveis. As visitas casa a casa seguem protocolos de prevenção à Covid-19 (coronavírus), com distância mínima de dois metros entre o agente e o morador. As ações serão feitas apenas nos quintais ou áreas externas das casas, evitando que o agente entre na casa do morador.

NEBULIZAÇÃO

A nebulização será feita por veículos apropriados e por agentes de combate a endemias. Essas ações acontecerão simultaneamente nos dias 15, 16 e 17 de abril nos bairros Jd. Casa Nova, Alto da Boa Vista, Planalto, Monte Carlo, Palmeiras e bairros adjacentes.

Já nos bairros Novo Paraíso, Amizade, Dona Amélia e adjacências, a nebulização acontece nos dias 22, 23 e 24 de abril.

As nebulizações serão feitas por três dias consecutivos em cada área, sempre com início às 18h30, acompanhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) e apoio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias).

BLOQUEIO e NEBULIZAÇÃO COSTAL ACONTECEM SIMULTANEAMENTE

Outra atividade que foi organizada para o combate à dengue é o bloqueio de transmissão nos bairros Umuarama e Jardim Sumaré. Nesses locais, os agentes vão às casas e solicitam aos moradores a retirada de materiais ou recipientes que estejam acumulando água ou mesmo com larvas. Ao mesmo tempo, os agentes farão a nebulização costal no exterior das casas. Essas ações acontece do dia 13 até o dia 24 de abril, aproximadamente.