Na próxima segunda-feira, 1º de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba (SMSA) realizará, em parceria com a Unitoledo Wyden, a Oficina Prática de Papinha, uma capacitação de agentes comunitários de saúde e nutricionistas, para replicarem o conteúdo em seus territórios, junto aos cuidadores das crianças a partir dos 4 meses.
O objetivo é capacitar os profissionais a realizarem orientações de introdução alimentar, informando sobre escolhas alimentares adequadas e saudáveis, consistência, quantidade e tempo oportuno para introdução alimentar, orientando inclusive quanto à preparação destas refeições.
A universidade receberá os profissionais e disponibilizará o Laboratório de Técnica e Dietética, para realização da parte prática da oficina, além parte teórica, a ser realizada pela mestre da disciplina de Materno Infantil, do curso de Nutrição, Valéria Nóbrega.
O projeto da Primeira Infância prevê que estas ações sejam replicadas no território para a comunidade, para melhoria dos dados de prevalência alimentar, já que, em pesquisas nacionais, como o ENANI (Estudo Nutricional de Alimentação e Nutrição Infantil), identificaram-se práticas alimentares não recomendadas pelo Ministério da Saúde, como o consumo de alimentos ultraprocessados; o não consumo de frutas e hortaliças; e o consumo de alimentos com açúcar. Tais práticas foram mais elevadas entre crianças com 24 e 59 meses, quando comparadas às de 6 a 23 meses.
“A promoção da alimentação adequada e saudável na infância qualifica as estratégias de cuidado com esta faixa etária, repercutindo em boa condição de saúde até mesmo em outros ciclos da vida deste indivíduo”, considera a nutricionista Roberta Ramos, do Departamento de Assistência Básica da SMSA.
A Oficina Prática de Papinha é uma ação do Projeto da Primeiríssima Infância, que visa o desenvolvimento integral da criança no contexto social e educacional, tendo como uma das diretrizes o direito à vida, saúde e boa nutrição às gestantes e crianças.