Na manhã desta quinta-feira (9), a Prefeitura de Araçatuba realizou a entrega e divulgação do Endereçamento Rural Digital (ERD) por Plus Codes a produtores rurais de Araçatuba.
Realizado no auditório do SIRAN – Sindicato Rural da Alta Noroeste, dentro do Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, bairro Aviação, o evento contou também com a presença do prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, secretários municipais, autoridades policiais e membros de entidades e associações do segmento.
Arnaldo Vieira Filho, o Dindo, secretário municipal de Governo e também à frente da secretaria municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA), abriu o evento explicando o programa Rotas Rurais, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, do qual faz parte o procedimento de geolocalização e mapeamento do ERD – Plus Codes. “Este momento marca o trabalho de dedicação conjunta, trazendo cidadania para o campo, melhor acesso a saúde, educação, segurança. E que daqui saia essa ideia a ser compartilhada por vocês com os outros produtores. Nossa secretária está habilitada para atendê-los e trazer esse benefício à zona rural, mais essa inovação para vocês”, completa.
O “Plus Code” é um código de localização de cada propriedade rural, que poderá ser acessada através de aplicativos como Waze, Google Maps, entre outros, o que possibilitará traçar rotas de acesso à mesma. Na região de Araçatuba, foram 1.473 propriedades rurais geolocalizadas e 340 Km de vias mapeadas.
O engenheiro agrônomo Fabiano Carlos de Castilho, assistente de planejamento B, da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) regional, apresentou o funcionamento do Plus Code. “Temos ainda muito mais informação de fontes como o Google Earth e demais registros de outros levantamentos e georreferenciamentos, para contribuições futuras como rotas de ambulância, ônibus escolares, etc. Estamos à disposição”, declarou.
O capitão PM Carlos Henrique Lourenço Rovina, comandante da 1ª Cia de Polícia Militar, falou da segurança rural. “O programa Vizinhança Solidária Rural tem 947 participantes, com 11 núcleos urbanos e 8 rurais e o sistema ERD Plus Codes facilita e melhora consideravelmente a agilidade de atendimento a ocorrências e visitas comunitárias, de trabalho preventivo e de comunicação, diferenciando método de identificação e localização, que antes era dificultado em confusões de nomes iguais de propriedades, incluindo, por exemplo, o acionamento de viaturas em outros municípios por proximidade”.
Thomas Rocco, presidente do Siran – Sindicato Rural da Alta Noroeste, na condição de anfitrião do evento, saudou os presentes. “A partir desta tecnologia, será outra a noção de acesso entre o urbano e o rural, com essa agilidade de poder acionar as entidades, receber atendimento, serviços e socorro a emergências. Agradecemos à CATI, à prefeitura, polícias e secretaria estadual”.
Nelson Marques, vereador em Araçatuba conhecido como Nelsinho Bombeiro, deu seu testemunho. “Agradecemos ao prefeito Dilador Borges por abraçar o projeto, sem oposição que lhe seria de direito, o que contribuiu com a agilidade para acontecer tal conquista. Tenho memórias de dificuldade de localização das propriedades a que tínhamos que prestar socorro em casos de incêndio, dada a precariedade de informações e referências, geralmente reduzidas a indicações de porteiras, curvas e árvores. Com esse programa, não perderemos a referência e teremos uma qualidade muito maior de serviço e atendimento”.
O tenente coronel PM Osny Henrique Caldeira, atual comandante interino do CPI-10 (Comando do Policiamento do Interior 10), chamou a realização como uma intenção somada de cada entidade de levar dignidade ao campo. “Prefeitura, Câmara Municipal, Polícia Militar e demais entidades somos afluentes de um rio caudaloso, que agora se junta nessa nova missão. Divulguem ao máximo de conhecidos possível essa tecnologia, que é direito de vocês e contribuição para um funcionamento otimizado”.
O prefeito Dilador Borges referiu-se a breve histórico de sua administração, em parceria com a vice, Edna Flor, em atenção ao segmento produtivo rural. “Sempre olhamos com muito respeito à produção e à população rural, renovando estradas e ruas, cuidando de pontes, e não medimos esforços por melhorias advindas de apoio executivo e parlamentar das esferas de governo. Agora temos essa nova ferramenta, um olhar com isonomia, uma tecnologia igualitária. Nossos agradecimentos ao esforço de todos vocês para mais esse benefício ao setor rural”.
O encontro terminou com o procedimento de entrega do Endereçamento Rural Digital, o Plus Code, aos proprietários rurais, pelos técnicos da SMDA.
Os que não compareceram ao evento poderão agendar, pelo telefone (18) 3636-1280, o atendimento na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA), localizada na Avenida Waldemar Alves, n° 50, portando documento de identificação (RG), para recebimento do Plus Code e verificação dos dados cadastrais.