Prefeitura e Samar promovem Semana da Água

Publicado em 15 de Março de 2019 às 18:04 Prefeitura e Samar promovem Semana da Água

Na próxima segunda-feira (18) serão iniciadas as comemorações da Semana da Água, evento de realização da Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) e a Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba). A programação se estende até domingo (24).

Serão realizados plantios para arborização urbana, visitas de escolas a Estação de Tratamento de Água e apresentação de projeto para recuperação de nascente onde funciona o Programa Lobato.

Foi escolhida como tema do Dia Mundial da Água (22/03) a garantia da qualidade da água distribuída para 100% da população da cidade. O assunto será apresentado no formato de um espetáculo teatral com músicas, danças, interações com o público e práticas circenses. O evento será sexta-feira (22), às 9h, no palco da praça João Pessoa (500 anos) e reunirá alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Educação e de Cultura, ONGs, universidades e população.

Após o espetáculo, será lançado pela Samar o 6º Concurso de Desenho Ambiental, para crianças entre 6 a 11 anos de idade. Este ano, terá como tema: Lixo, não deixe cair pelos canos. Rede de esgoto não é lixeira! O objetivo é conscientizar as crianças sobre os perigos do descarte irregular de lixos nos ralos e vasos sanitários e a importância da preservação do meio ambiente.

PROGRAMAÇÃO – SEMANA DA ÁGUA

DE 18 A 24 DE MARÇO

DIA 18/03 – SEGUNDA-FEIRA

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “REFLEXÃO DAS ÁGUAS” Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Av. João Arruda Brasil, 500 - São Joaquim.

9h – Abertura da exposição.

A exposição ficará aberta a visitação no SENAC, de 18 a 22/03, das 9h às 21h.

DIA 19/03 – TERÇA-FEIRA

ABERTURA DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA TIETÊ PARA VISITAÇÃO AGENDADA E MONITORADA ETA Tietê SAMAR, Avenida Prestes Maia, sem número - Ipanema.

9h – Recepção de grupo de alunos do SENAC, convidados e imprensa.

DIA 20/03 – QUARTA-FEIRA

PALESTRA E PLANTIO INTERGERACIONAL Centro Municipal de Formação Integral da Criança e do Adolescente – CEMFICA, rua Profº João Evangelista da Costa, 1307 - Jardim TV

9h – Palestra “Meio Ambiente e Resíduos Sólidos” – com a Bióloga Me. Fernanda Andrade Bueno.

9h – Plantio intergeracional de árvores com idosos atendidos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) TV e crianças do CEMFICA.

DIA 21/03 – QUINTA-FEIRA

ATIVIDADES NA SALA VERDE CLUBE DA ÁRVORE Rua Dona Amélia, 574 – Dona Amélia

9h – Recepção de convidados e crianças atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPsI).

9h30 – Roda de conversa sobre o ciclo da água e a importância das árvores;

10h – Apresentação de vídeo sobre o ciclo da água;

10h30 – Oficina de plantio de mudas de árvores.

DIA 22/03 – SEXTA-FEIRA

CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA Praça João Pessoa (500 anos) - Centro.

9h – Lançamento do 6° concurso de desenho SAMAR.

Tema : “Não jogue lixo pelos canos. Rede de esgoto não é lixeira”

9h30 – Apresentação teatral “Contos D'água”. Sinopse: Em meio a canções que falam sobre seus estados físicos, a Senhora Água conta sua trajetória de tratamento até chegar ao destino, limpa e própria para ser utilizada nas casas, escolas e demais lugares. Um projeto da SAMAR e da Pimenta Cultural Produções Artísticas para homenagear o Dia Mundial da Água.

DIA 23/03 – SÁBADO

PLANTIO DE POMAR URBANO Área Verde entre as ruas Osvaldo Perego e Anze Molize - Umuarama.

9h – Início do plantio com adotante da área e convidados.

DIA 24/03 – DOMINGO

PLANTIO NO CÓRREGO BELA VISTA Parque da Fazenda, Alcides Fagundes Chagas, 222- Aviação

8h30 – Início do plantio de árvores na Área de Preservação Permanente do córrego Bela Vista dentro do Parque da Fazenda, com a participação das 9 lojas da Ordem Maçônica de Araçatuba e das ordens DeMolay e Filhas de Jó.