Prefeitura e Detran promovem ações de combate à violência no trânsito

Publicado em 22 de Junho de 2017 às 09:33 Prefeitura e Detran promovem ações de combate à violência no trânsito

Conscientizar os motoristas sobre como é importante tomar pequenos, mas importantes, cuidados no trânsito para que vidas sejam salvas. Este foi o objetivo de uma série de atividades educativas realizada em repartições públicas e ruas do centro, nesta quinta-feira (25), por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Araçatuba e o Detran-SP.

No período da manhã, o diretor superintendente do Detran Maxuell Vieira esteve no Paço Municipal e foi recebido pelo prefeito Dilador Borges. No salão de eventos da sede do Poder Executivo, Vieira falou a prefeitos e a representantes de diversos governos municipais da região sobre o processo de modernização que o órgão vem passando nos últimos anos e demonstrou formatos de parcerias que podem ser feitas para melhorar o atendimento à população.

“Estamos fazendo uma campanha chamada ‘Foca no Trânsito’, que faz parte do Maio Amarelo, que chama a atenção para cuidados básicos e necessários, como não usar celular ao volante ou beber antes de dirigir. Também alertamos para a importância do uso do cinto de segurança, no banco da frente e no traseiro. Noventa e quatro por cento dos acidentes acontecem por falha humana”, enfatizou Vieira.

O prefeito Dilador Borges destacou que é importante que a sociedade se mobilize para a prevenção de acidentes no transito. “Temos que pensar nas dores do corpo e da alma que são evitadas. E a diminuição da violência ainda traz economia às famílias e aos governos, que gastarão menos com saúde”, destacou o prefeito.

Dilador ainda acrescentou que, se for necessário, a Prefeitura terá que investir em redutores de velocidade e maior controle no tráfego, com adoção de sistemas como lombadas eletrônicas e radares. “Infelizmente, as pessoas só respeitam a lei se doer no bolso”, comentou.

ATENDE FÁCIL

No início da tarde, Vieira foi, a convite do prefeito Dilador Borges, visitar o posto do Atende Fácil de Araçatuba. Eles passaram por todos os departamentos que funcionam no local e fizeram a divulgação da campanha de prevenção de acidentes.

Dilador aproveitou para destacar que as parcerias com o governo do Estado têm sido fundamentais para ações como estas e na melhoria do atendimento ao público. “Seja portador do meu abraço ao governador Geraldo Alckmin”, disse o prefeito a Vieira.

Em seguida, ambos participaram de uma atividade no cruzamento da rua Luiz Pereira Barreto e Cussy de Almeida. Eles falaram como os motoristas sobre a importância de todos colaborarem para um trânsito mais seguro. As atividades fazem parte do programa Maio Amarelo da Prefeitura de Araçatuba, que está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e tem feito ações nas ruas e avenidas e dezenas de palestras nas escolas municipais desde o começo do mês.