Prefeitura e ASF realizam 1ª Mostra Exitosa da Saúde da Família

Publicado em 12 de Dezembro de 2017 às 17:48 Prefeitura e ASF realizam 1ª Mostra Exitosa da Saúde da Família

A Prefeitura de Araçatuba e a Associação Saúde da Família (ASF) promoveram a 1ª Mostra Exitosa da Saúde da Família. O encontro ocorreu nesta terça-feira (12), na sala de convenções da Universidade Paulista (Unip) de Araçatuba, como forma de apresentar e trocar experiências de trabalho e divulgar ações desenvolvidas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O evento contou com a presença de funcionários da saúde municipal, de usuários do Sistema SUS e de autoridades, como o prefeito Dilador Borges; a vice-prefeita Edna Flor; a secretária de Saúde, Carmem Silvia Guariente; o presidente da Câmara Municipal, Rivael Papinha; a representante da coordenação geral da ASF, Isamara Gouveia; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde (COMUS), Ricardo Ferreira. Dilador destacou que o trabalho da Atenção Básica é fundamental no município. “Sabemos que inaugurações de unidades básicas de saúde são necessárias, construções de grandes empreendimentos dão repercussão, mas ficamos muito mais tranquilos quando sabemos que uma mãe vai com o seu filho procurar atendimento e encontra uma equipe pronta a atendê-los. Isso sim nos gratifica mais”. Edna Flor parabenizou os trabalhos realizados pela ASF juntamente à saúde municipal. “Recentemente passei por um procedimento cirúrgico pelo SUS e sei da importância do acompanhamento pós operatório. Valorizamos essa saúde que cuida das pessoas ‘de mão em mão’, com olhares e palavras de atenção. Esse é o papel da Atenção Básica em nossa cidade”. Após a fala de autoridades, houve uma apresentação do grupo de dança do NASF da UBS Iporã. Na sequência, a doutora Aparecida Linhares Pimenta palestrou sobre Estratégias de Saúde da Família e a nova PNAB.