Publicado em 30 de Abril de 2021 às 08:43 Prefeitura disponibiliza telefone 0800 para apoio no agendamento de vacinas contra a Covid-19

A Prefeitura de Araçatuba disponibiliza mais uma opção para esclarecimento de dúvidas e apoio no agendamento da vacinação contra a Covid-19. Além do site https://aracatuba.sp.gov.br/vacina/ , está sendo disponibilizado o serviço Alô Saúde através do número 0800-770-5816, com ligação gratuita e atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Através do Alô Saúde, o munícipe, familiar ou responsável pode esclarecer dúvidas e solicitar apoio, caso necessário, para cadastrar a pessoa a ser vacinada, informando-se sobre o local, o dia e a hora disponíveis, sempre lembrando que o público-alvo estará limitado à faixa etária ou grupo determinado para o período divulgados pela Prefeitura.

Este serviço de 0800 auxilia na realização dos cadastros, o que ajuda a otimizar a vacinação do público-alvo em suas faixas etárias definidas para o período, além de evitar filas e aglomerações nos postos de vacinação.

O agendamento é somente para os públicos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.

DÚVIDAS FREQUENTES

De acordo com a Secretaria de Saúde, as dúvidas mais frequentes das pessoas são quanto à faixa etária que está sendo vacinada, os locais de vacinação, o tipo de vacina que está sendo disponibilizada, intervalos entre as doses, entre outras.

Há dúvidas também sobre os casos em que a pessoa a ser vacinada não comparece na data agendada para receber a segunda dose, comparece em outro dia ou até mesmo quando a data marcada não bate com o público que está sendo vacinado naquele dia. “A orientação é de que a pessoa ligue para o 0800, ou se preferir, procure um dos postos de vacinação para tirar dúvidas de sua situação”, destaca a coordenação do serviço.

No Brasil, temos no momento 2 tipos de vacinas (Coronavac e AstraZeneca) e é importante lembrar que há uma programação prevista para cada público-alvo. Após a aplicação da primeira dose da Coronavac, a segunda dose deve ser aplicada num intervalo ideal de 21 a 28 dias. Já para a vacina da AstraZeneca, o período ideal para a aplicação da segunda dose é de 11 a 12 semanas após a primeira dose.

A pessoa agendada deve apresentar no local de vacinação o comprovante do agendamento (SMS ou e-mail), CPF e documento com foto para ter garantido o registro da aplicação junto ao Ministério da Saúde.

Para ficar atualizado sobre as datas, locais e horários das vacinas, o munícipe também pode acompanhar as redes sociais da Prefeitura de Araçatuba no Facebook (facebook.com/prefeituraaracatuba) e Instagram (instagram.com/pmaaracatuba).